15 de ago. de 2009

Participação do Acólito na Celebração – Parte 2

042607-0034-deusmelivre13

Darei continuidade á Participação do Acólito – passo a passo – na celebração. Acompanhe a primeira postagem sobre este assunto:

Participação do Acólito durante a Celebração

Como já sabemos, a Santa Missa é dividada em quatro partes, chamadas Ritos:

a) Ritos Iniciais:

Os Ritos Iniciais é composto da introdução ou comentários iniciais, o canto de entrada, a saudação com o Sinal da Cruz, o Ato Penitencial, o Hino de Louvor e a Oração que reúne as intenções do povo presente à celebração e da Igreja.

Durante esta parte da missa, o acólito deve permanecer de pé, como sinal de prontidão ao serviço que desempenha. O “Estar em pé”, significa também a disposição em caminhar ao encontro do Senhor.

b) Liturgia da Palavra:

Agora sentados, esutamos o que o Senhor tem a nos dizer através das leituras. Primeiro ouvimos a primeira leitura, geralmente retirada do Antigo testamento; Depois ouvimos o Salmo Responsorial, onde damos a nossa resposta a Deus. Na sequência a segunda leitura, do Novo testamento. Em seguida é o momento de estarmos de pé para a aclamação e a escuta da Palavra de Deus, no anúncio (leitura) do Evangelho, que é a terceira leitura.

Depois da leitura do Evangelho, ficamos novamente sentados para ouvir a homilia que é a explicação das leituras, geralmente feita pelo celebrante. Após a homilia, ficamos de pé pra professarmos a nossa Fé (Credo) e em seguida os pedidos de todos os presentes, por meio da Oração dos Fiéis.

Vale ressaltar aqui, que embora estes sejam os procedimentos padrões para uma missa, podem ocorrer ocasiões diferentes as que estamos habituados: pode haver a proclamação de apenas uma leitura ou até de mais leituras, como ocorre na Vigília Pascal.

Alguns pequenos ritos, como a vestição de novos Coroinhas, podem ocorrer após a Homilia ou em substituição a esta.

Outras cerimônias que podem ocorrer duante uma celebração:

  • celebração dos sacramentos da Crisma, do Batismo, do matrimônia ou de bodas e outras.
Continua…

3 comentários:

  1. PORFAVOR PRECISO DE INFORMAÇÕES ESTOU ME PREPARANDO PARA SER COORDENADOR PARÓQUIAL DOS ACÓLITOS

    ENTRE NO MEU ORKUT
    KL_LB13@HOTMAIL.COM

    PARÓQUIA DA SAGRADA FAMÍLIA DIOCESE DE ORIRAS-PI/BRASIL
    KÉLLYTON LUÍS LEANDRO BARBOSA

    ResponderExcluir
  2. Entrar no seu Orkut? Não posso... O que posso fazer é tentar responder às suas dúvidas que você deve deixar através dos comentários. Deixe sua dúvida que eu respondo. No mais, você poderá encontrar as respostas para muitas dúvidas aqui neste blog, em nossas postagens.

    Clique nas categorias Orientação aos Grupos e A Você coordenador.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  3. Olá, Boa noite, gostaria de saber, como é rito da missa de instituição de acólitos, pois teremos um grupo de acólitos que receberá o mandato em alguns dias e eu não consigo achar o rito da missa de posse dos acólitos....
    VC poderia me ajudar por favor?
    Abraços! A Paz!!

    ResponderExcluir

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!