1 de ago. de 2009

Participação do Acólito na Celebração

acolitos

Farei alguns considerações e orientações aos Coroinhas quanto a participação destes no serviço do altar. Como a conversa é longa, organizarei este assunto em diversas postagens (artigos) – como de costume.

É fato que podem ocorrer algumas modificações e diferenças de um grupo para outro, de um coroinha para outro. Alguns fatores contrinuem para isso: espaço físico, número de coroinhas, a realidade do local e a forma de celebrar tanto do padre como da comunidade.

Participação do Acólito passo a passo:

De início, é óbvio dizer que o coroinha, menino ou menina, deve ter conhecimento dos principais objetos, termos, símbolos e funções utilizados na liturgia.

Aliado ao conhecimento é preciso cultivar o gosto pela oração e preparar-se para a celebração mesmo antes dela começar. Chegue relativamente cedo à celebração e faça uma oração pessoal ou em grupo com o intuito de melhor servir ao Senhor do altar.

A primeira coisa a se fazer depois da oração é certificar-se junto, ao sacristão, de que todo o material que será usado na celebração está providenciado, para que, durante a celebração, não ocorra de coroinhas estarem pra lá e pra cá em busca daquilo que está faltando. Esta função é dos cerimoniários.

No início da celebração, geralmente os acólitos acompanham o padre em procissão (cortejo processional) até o presbitério. É imprescindível fazer um treinamento antes, especialmente se forem muitos acólitos, a fim de que não aconteçam desencontros. Desde antes da celebração as funções e responsabilidades de cada coroinha devem estar distribuídos

Como falei anteriormente da importância da oração, afirmo também a importância da confissão para que o acólito esteja espiritualmente preparado para receber Jesus Eucarístico. Todavia existem alguns coroinhas que ainda não receberam a primeira comunhão. Mesmo assim o menino ou a menina nesta situação não pode receber a comunhão.

  • Como é a celebração em sua comunidade?
  • O que pode diferenciá-la de outras paróquias?

Responda a estes questionamentos através dos comentários desta postagem, clicando aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!