18 de ago. de 2009

Participação do Acólito na Celebração – Parte 3

leo_eucaristia

Para quem ainda não viu, acompanhe todos os artigos da série “Participação do Acólito na Celebração, Passo a passo”, clicando aqui

Continuando…

c) Liturgia Sacramental:

A Liturgia Eucarística tem o seu início quando são apresentados pão e vinho e as nossas ofertas, acompanhadas do canto do ofertório.

Este é o momento é que a participação do coroinha se faz mais importante, é o momento de servir ao celebrante.

  • Mas como um coroinha deve proceder nesta hora?

Sobre o altar devem ser colocados todos os objetos da credência que serão utilizados na Consagração: o cálice, a âmbula (ou cibório), o corporal, a pala e a patena com a Hóstia maior. Sabemos que em algumas comunidades tais objetos já possam estar sobre o altar.

Em seguida o coroinha deve apresentar as galhetas, contendo o vinho e a água para serem consagrados. Primeiro entrega-se o vinho e depois a água, sempre usando a mão direita para fazer a entrega ao celebrante.

Depois disso, o celebrante “lava as mãos”, no gesto simbólico chamado Lavabo, onde o coroinha derrama um pouco de água e o celebrante faz uma oração especial. O coroinha deve utilizar uma pequena e discreta bacia para receber a água que é usada para purificar as mãos do sacerdote. Use também uma pequena toalha para enxugar as mãos. Esta “toalha” que enxugará as mãos do celebrante é chamada manustérgio.

O celebrante reza em seguida a Oração sobre as Oferendas e o Prefácio, que é um Hino de Ação de Graças a Deus. Nós coroinhas, assim como toda a assembléia, respondemos rezando ou cantando o “Santo”. A Oração Eucarística, que foi iniciada com o Prefácio é a narração do Mistério Pascal de Jesus: Paixão, Morte, Ressurreição e Glorificação.

Quando o celebrante invoca o Dom do Espírito Santo sobre as oferendas, estendendo a mão sobre o pão e o vinho, - momento este chamado de epiclese – o acólito toca a sineta, para que todos se ajoelhem para a consagração. Neste momento o celebrante oferece a Deus o Corpo e o Sangue de Cristo.

Ao elevar a Partícula, o Corpo de Cristo, e o vinho, o Sangue de Cristo, o acólito toca a sineta, convocando a assembléia a reverenciar o Corpo de Cristo.

O celebrante dá seqüência aos ritos, com a assembléia e os coroinhas já em pé.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!