29 de set de 2009

Funções Litúrgicas: O Cerimoniário

 

coroinha 

Aprendi e costumo dizer que “se uma missa for filmada, o cerimoniário é o único que não aparece, tamanha a sua discrição.

 

Se me pedissem para definir o cerimoniário em poucas palavras, diria que é aquele que é discreto e se antecipa às ocasiões.

Veremos adiante que estas são características das mais principais de um bom cerimoniário, mas que possui ainda outras qualidades.

A discrição deve ser uma qualidade que todo coroinha/ acólito – e não somente o cerimoniário – deve possuir. Sem ela você nunca conseguirá desempenhar satisfatoriamente sua função.

A antecipação, característica do cerimoniário, se dá quando ele (a) se adianta a uma situação, ajudando para aprimorar alguma coisa ou impedindo que algo de ruim ou errado aconteça. Por exemplo: durante a missa haverá um batizado. Então você notou que o padre esqueceu o livrinho – sacramentário. Cabe a você, como cerimoniário, ir a procura deste e livro e estar com ele quando o celebrante precisar ou discretamente e em momento oportuno, entregá-lo ou colocá-lo próximo ao missal. Isto é antecipar-se!

Se você não se antecipar a situações como estas o que poderá acontecer?

* O Padre irá lhe pedir o sacramentário. No entanto, seria ótimo para você e para o seu grupo que, antes do padre pedi-lo, você já esteja com ele pronto para ser entregue.

* Ou chegará o momento de o batizado começar mas o padre esqueceu o livrinho e você não notou sua falta ou não foi buscar a tempo. Ficará, então, uma lacuna na celebração até que o sacramentário seja entregue ao celebrante.

Note que acima, falei outra característica  essencial de um bom cerimoniário: a atenção. Aliada a observação, a atenção nos permite estarmos sempre alerta, ou seja, atentos e  prontos para qualquer ocasião que necessite da nossa intervenção.

desatenção

Mas estas qualidades emanam do principal dom que um cerimoniário deve ter: o profundo conhecimento da Liturgia Conhecer o tipo de celebração, os momentos próprios da celebração que você estará escalado, saber o que acontecerá de diferente, enfim, estar consciente de toda a celebração que você ajudará a conduzir, são primordiais a esta função.

Lembrando… O que fazer para ser um bom cerimoniário?

* conhecer profundamente a liturgia e o tipo de celebração que você irá desempenhar a função. Chegue cerca de 30 minutos antes de seu início e converse com o celebrante a respeito dela.

* Esteja sempre atento a tudo que o rodeia: preste bastante atenção ao celebrante, pois a qualquer momento ele pode precisar de sua ajuda e lhe chamar.

* Antecipe-se a qualquer situação/ ocorrência.

* Seja discreto. Aprendi e costumo dizer que “se uma missa for filmada, o cerimoniário é o único que não aparece, tamanha a sua discrição.

* Estude, atualiza-se, leia bastante.

______________________

Uma dica ao seu Grupo:

Mesmo tendo cerimoniário, é costume de alguns celebrantes não recorrerem a ele, e sim ao coroinha mais próximo, com o intuito de ser atendido mais rapidamente. Converse antes com seu pároco e com os coroinhas do seu grupo para habituarem-se a fazer uso, nessas horas, somente do cerimoniário.

Mas atenção! O padre chama outro coroinha porque, algumas vezes, o cerimoniário não está lhe dando a devida atenção.

________________________

Entenda que quando falo de cerimoniário estou falando também das meninas que desempenham esta função.

20 comentários:

  1. Acrescenta uma coizinha aí:
    Função do cerimoniário conforme Jones Tiago. Que ele escreveu para você n'aquela última carta acolital.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo do comentário acima:

    Não entendi o que você quis dizer no comentário acima. Que carta que recebi?

    ResponderExcluir
  3. Ontem fiz minha primeira Missa como Cerimoniária e saiu maravilhosa. Foi encerramento do Cerco de Jericó. O Portal do Acólito me ajudou muito com os tópicos. Mas vale lembrar que, sem os outros Acólitos, e um grande amigo, que foi Cerimoniário junto comigo, não teríamos conseguido realizar tamanha celebração. Obrigada ao Portal pela força e ajuda!

    ResponderExcluir
  4. A função de cerimoniário não admite mulheres. O Cerimonial dos bispos e toda a documentação é bem clara. O cerimoniário desprende de um cargo clerial que não admite mulheres. Também é importante ressaltar o quão ridículo e "carnavalesco" é uma mulher de batina, tanto quando um homem vestido de freira.

    ResponderExcluir
  5. Kairo, tem certeza? Vá estudar um pouco mais e depois volte aqui comente novamente.

    E por favor, não me venha com machismos

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Robson... rs
    Naum quero dizer nada, mas se naum fossem as mulheres aqui, soh tinham uns 10 acólitos... e somos em 50, ou mais, naum sei o certo...

    ResponderExcluir
  7. obrigado pelas dicas,mas quero outra dica me informe onde posso encontrar a liturgia de cada missa detalhadamente.

    ResponderExcluir
  8. Leonardo, eu indicaria os livro Formação para Coroinhas 2. Ele trás informações desde a preparação até a execução de cada missa.

    Mas me diz a sua dúvida pra ver se eu posso te ajudar.

    ResponderExcluir
  9. OK Robson !

    vc pode me ajudar com as vestes proprias do cerimoniáio... detalhes da faixza etc!

    ResponderExcluir
  10. Ok Chará !

    vc pode me ajudar com detalhes sobre as vestes do cerimoniário...

    a faixa etc !

    http://robinhogpn.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi algué pode me ajudar na formção de cerimoniários, Obrigado
    Bruno Itabira

    ResponderExcluir
  12. O correto seria, cerimoniários homens'
    ao menos no meu Vicariáto é assim'!

    ResponderExcluir
  13. @Bruno Itabira

    Quais suas dúvidas?

    @pedriinho_gil

    Sugiro a leitura deste artigo:

    Meninas podem usar o turíbulo?

    ResponderExcluir
  14. Olá ,
    Gosto muito deste Portal . Porém na nossa Paróquia não aceita cerimoniários do sexo feminino . Gostaria que escrevesse sobre isso ou me indicasse onde está escrito que pode mulheres, pois sou coordenadora PAROQUIAL desta pastoral e agora irei formar na minha Arquidiocese e gostaria de saber. Pois em tds os livros que leio fala a mesma coisa que pode somente homens ...
    Parabéns pelo belíssimo blog ...
    Deus o abençoe!
    Aguardo resposta!
    Maura , es

    ResponderExcluir
  15. ola paz e bem a todos eu acho q ia ser bom termos mais cerimoniarias na nossa igreja na minha paroquia estou começando um grupo de cerimoniarios e o paroco autorisor meninas só q ainda nem uma quis ser pq nao conhese o grupo fiken com Deus

    ResponderExcluir
  16. ola novamente eu gostei dessas dicas espro q poste mais pra q eu possa continuar minha forma otimos cerimoniarios se puderem manda e-mail aé tah valeu

    ResponderExcluir
  17. meu namorado e acolito e ele quer ser cerimoniario ele pode continuar a namorar sem ter algum problema?

    ResponderExcluir
  18. Cara lalagalves,
    Pelo que eu saiba o mestre de cerimônia pode sim namorar, a não ser que ele pense em se tornar PADRE.

    ResponderExcluir
  19. na minha paróquia o nosso paroco não deixa nós uzarmos batina , pois o bispo proibio

    ResponderExcluir

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!