15 de mar. de 2009

Vestes Litúrgicas

Hoje falamos sobre o espaço das celebrações litúrgicas. E agora vamos falar das vestes litúrgicas. Vamos lá:


Alva ou túnica: veste longa, de cor branca, comum aos ministros de qualquer grau.

Amito: pano que o padre coloca ao redor do pescoço antes de revestir outros paramentos. Hoje o amito é pouco usado, mas tem grande utilidade, pois não permite que a roupa (camisa, blusa) por baixo da túnica apareça.

Casula: veste própria do sacerdote que preside a celebração. Espécie de manto que se veste sobre a alva (túnica, lembra?) e a estola. A casula deve acompanhar a cor litúrgica do dia.

Capa pluvial: capa longa que o sacerdote usa ao dar a bênção com o Santíssimo, ou ao conduzi-lo nas procissões, e ao aspergir a assembléia.

Cíngulo: cordão com o qual se prende a alva ao redor da cintura.

Dalmática: veste própria do diácono. É colocada sobre a alva e a estola.

Estola: veste litúrgica dos ministros ordenados. O bispo e o presbítero a colocam sobre os ombros de modo que caia pela frente em forma de duas tiras, acompanhando o comprimento da alva ou túnica. Os diáconos usam a estola a tiracolo sobre o ombro esquerdo, pendendo-a do lado direito.

Véu do cálice: pano quadrado com o qual se cobre o cálice (quase não se usa mais, tanto que nem encontrei uma imagem).

Véu umeral (ou véu de ombros): manto retangular que o sacerdote usa sobre os ombros, ao dar a benção com o Santíssimo ou ao transportar o ostensório com o Santíssimo Sacramento.


Amanhã falaremos sobre as insígnias do bispo, que são os símbolos de pastor que o bispo usa.


E quanto as vestes que o coroinha deve usar?


Não existe nenhuma norma quanto a utilização de um modelo específico de veste para nós, coroinhas. Fica a critério do pároco ou, como da Diocese que faço parte (Diocese de Crato - Ceará) o bispo pode indicar um modelo único, a ser usado por todos os coroinhas. Aqui utilizamos uma túnica vermelha e por cima uma sobrepeliz branca bordada ou com rendas.


4 comentários:

  1. Caso encontre a imagem do véu do cálice envie por email para portaldocoroinha@gmail.com que eu coloco na postagem e coloco os créditos para você

    ResponderExcluir
  2. Acho q tenhu um veu aqui na minha cidade, vou ver direito... ae tiro a foto e te mando... Qt as veste. Vdd q meninas naum podem usar preto? Aqui na minha cidade todos usao tunica preta e sobrepeliz.

    ResponderExcluir
  3. O uso do Roquete é reservado aos bispos, Ordidinários que lhe equiparam em direito, e superiores de determinadas circuncisãoe seclesiásticas(pároco, abade, etc)

    Se os acolitos estão de batina varmelha, usem por cima uma sobrepeliz branca.

    ResponderExcluir
  4. Com toda certeza. Fui levado pelo impulso que temos em nossa paróquia de chamar a sobrepeliz de roquete. Obrigado pelo lembrete. Já editei o post.

    ResponderExcluir

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!