13 de ago. de 2009

O que é a Bíblia?

biblia

Nós, cristãos, colocamos o fundamento da nossa fé na Revelação de Deus ao antigo povo hebraico. Esta revelação teve a sua plenitude em Jesus Cristo. Esta grande experiência histórico-religiosa se encontra no Livro da Bíblia. Mas a Bíblia é mais do que um livro, é um coleção de livros.

Bíblia é uma palavra grega, é um substantivo plural – biblos – que quer dizer: livros. Ela contém 73 livros, sendo que: 46 livros são do Antigo testamento e 27 livros do Novo Testamento.

Partes da Bíblia:

moises

a) ANTIGO TESTAMENTO (AT):

Trata da história do Povo que Deus escolheu para fazer com Ele uma Aliança, antes do nascimento de Jesus. É composto de 46 livros.

O AT mostra como surgiu esse povo, como viveu na escravidão no Egito, como possuiu uma terra, como foi governado, quais as suas relações com outros povos e nações, como organizou as suas leis e como viveu a sua religião. Apresenta seus costumes, sua cultura, seus conflitos, derrotas e esperanças.

Mostra também como esse povo se comportou em relação a Aliança feita com Javé, o seu Deus, e qual foi o Projeto que Deus quis realizar no meio da humanidade, através desse povo.

O AT é para os cristãos com um documento de fé para conhecer melhor a Deus e tudo aquilo que Ele falou e fez pela humanidade.

gentle_jesus_meek_and_mildb) NOVO TESTAMENTO (NT):

Foi escrito depois da Ressurreição de Jesus. Para compreender o NT é necessário saber se Israel foi fiel ou não ao projeto de Deus e como Deus agiu no meio dele. ONT apresenta a Encarnação de Jesus na terra concreta do povo de Israel. Jesus assumiu sua história, suas tradições, sua cultura e sua religião e o compromisso de realizar o projeto do Pai.

O NT apresenta também a experiência e reflexão religiosa de Jesus e dos primeiros cristãos. Com a vinda de Jesus realiza-se um testamento novo, uma nova aliança, um encontro definitivo com Deus. Por isso, tudo o Jesus disse e fez e tudo o que foi falado sobre Ele pelos seus apóstolos e discípulos, constitui o documento da nossa fé – o Novo Testamento.

Estas duas partes da Bíblia têm o nome de Testamento (em Latim: testamentum) que significa “documento importante”, como aquele documento (testamento) que alguns pais fazem para os seus filhos.

O testamento na Bíblia, relembra a aliança feita entre Deus e o povo, começado com Moisés no Sinai, confirmada e aprofundada ao longo da história desse povo

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!