29 de ago. de 2009

A Metodologia dos Eixos

decision

Eu venho desenvolvendo esta metodologia, a qual chamo metodologia dos eixos, desde o ano de 2006. Hoje gostaria de começar a apresentá-la a você e ao seu grupo.

Quero começar dizendo que esta metodologia levará o grupo a ir mais além dos encontros, das reuniões e das missas. De certa forma, buscará tornar o grupo e cada coroinha a ser um missionário de Deus. Vamos lá então:

Introdução

Esta metodologia procurará fazer com que o “Ser coroinha” seja mais do que um ministério, mas um estilo de vida, um jeito especial de ser todos os dias da semana. Neste sentido, proponho uma reunião semanal, que tem por objetivo “abastecer” a cabeça com novas ideias e, o coração, com novos propósitos.. Crianças, adolescentes e jovens, meninos e meninas como bons coroinhas, o tempo todo e em todo lugar.

A partir desta ideia passarei a propor roteiros de encontros de grupo que tem por finalidade formar homens e mulheres novos.

O Encontro semanal

Deve ser bem preparado, e realizado, fielmente no lugar e horário combinados.  Os coroinhas devem ser orientados a se comportarem em conformidade com os objetivos e finalidades do ministério de coroinhas.

Após alguns meses de formação, o grupo trabalhará com certa autonomia, sempre guiado pela coordenação e com cada membro exercendo uma função específica.

O Local

Seja um lugar acolhedor e adequado aos encontros e atividades. Além dos símbolos religiosos (cruz, estampas ou imagens dos Padroeiros, etc.), não deve faltar a Bíblia.

A Simbologia

Em cada encontro haja um símbolo que identifique e esteja relacionado com o tema a ser tratado. Não usem muitos símbolos para uma mesma ocasião, pois eles acabarão por confundir os membros. Assim como na liturgia, a ornamentação do ambiente deverá ser simples, com a atenção voltada ao assunto do dia.

O Encontro

  • A coordenação do grupo deve chegar antes da hora marcada e fazer uma acolhida amigável dos (as) coroinhas.
  • Momento de oração inicial (que pode ser em forma de canto ou de acordo com a criatividade do grupo). No próximo artigo apresentarei o roteiro do encontro.
  • Troca de notícias sobre os fatos da semana.
  • Relato dos compromissos assumidos no encontro anterios.
  • Estudo do tema do dia.
  • definição do serviço a ser feito e divisão de tarefas.
  • Oração partilhada e espontânea.
  • Cooperação material (cofrinho, coleta, dízimo dos coroinhas, etc.)
  • Despedida.

Temas a serem tratados

Obviamente o carisma do Ministério de Coroinhas, sugere que o grupo trate de temas relacionado ao coroinha: Liturgia, Bíblia, sacramentos, etc. Também outros temas que atraem a tenção dos membros podem ser tratados. Por exemplo: namoro, sexo, drogas, guerra, paz, ecologia, comércio de armas, pena de morte, tráfico, exploarção do trabalho infantil e tantos outros temas.

No próximo encontro falaremos sobre os quatro eixos-base desta nossa metodologia. Espero por você amanhã!

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!