11 de ago de 2009

A Gripe Suína está afetando a Liturgia?

padre

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Nelson Westrupp, tomou uma medida inédita até o momento: para evitar o contágio entre fiéis, distribuiu comunicado recomendando que a hóstia não seja entregue na boca, que não se reze o Pai-Nosso de mãos dadas e que se suspenda o abraço da paz durante as missas no Grande ABC.

Fonte: Site Sou DDD

Alguns Bispos e Padres das mais variadas dioceses do Brasil, especialmente das áreas mais afetadas pela Gripe suína no Brasil, vêm tomando algumas atitudes preventivas à Influenza A(H1N1). Algumas medidas como:

  • Suspender a comunhão diretamente à boca
  • Abraço da paz
  • Reza do Pai Nosso de mãos dadas.

Afinal, mudanças como essas alteram a Liturgia?

Se alteram, não modificam tanto a liturgia, a ponto de descaracterizá-la. Devemos ter em mente que estas atitudes devem ser tomadas para prevenir a disseminação do vírus. Pois imaginemos o contato do dedo do padre ou ministro da comunhão com a saliva de um dos fiéis que possa estar contaminado com o vírus da gripe e, instantes depois o mesmo dedo entra em contato com a saliva de outra (s) pessoas, quando da distribuição da eucaristia.

Quantas pessoas não poderiam sair contaminadas e contaminando outras a partir de então?

A primeira coisa que devemos defender é o dom da vida. Portanto estas atitudes devem ser tomadas pela Igreja, representada na pessoa do Padre/ Bispo, visto que não infringem as leis universais da Igreja.

Vamos relembrar a Gripe Espanhola de 1918, em que o interior de muitas Igrejas favoreceu a disseminação do vírus, através do aglomerado de pessoas em ambiente fechado.

O que você acha sobre o assunto? Ao seu ver, essas medidas alteram ou não a liturgia? Deixe o seu comentário.

1 comentários:

  1. O que mais me chama atenção é proibir o pai nosso de mãos dadas, sendo que NUNCA foi permitido fazer isso, porém alguns padres pedem para que os fiéis deem as mãos, quando o pe. pede para dar as mãos aqui eu me afasto e não dou as mãos! DIGAM NÃO AOS ABSOS LITÚRGICOS!

    ResponderExcluir

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!