17 de ago. de 2009

Quando a Bíblia foi Escrita?

 

biblia2

Temos duas séries de postagens atualmente aqui no blog:

Participação do Acólito – passo a passo – na Missa

Formação Bíblica para Coroinhas.

Um dia trarei uma postagem de uma série e, no outro dia, uma postagem da outra série. Ficamos combinados assim?

Portanto hoje falaremos sobre quando a Bíblia foi Escrita. Vamos lá!

A Bíblia não foi escrita da noite para o dia. Alguns fatos foram escritos 100 anos depois que as coisas aconteceram, outros 200 anos, e outros até mais de 500 anos. A Bíblia levou 11 séculos (1.100 anos) para ser escrita.

A Palavra de Deus foi primeiramente vivida pelo Povo de Deus. Durante muitos anos foi falada e recordada muitas vezes no meio do povo, em rodas de conversa, no meio das famílias, para só depois ser escrita.

Os livros da Bíblia não foram escritos na ordem em que se encontram. Por exemplo: o 1º livro a ser escrito foi o de Juízes e não o do Gênesis, como consta na ordem da Bíblia.

Os livros do NT foram escritos depois da morte de Jesus. O Apocalipse foi o último, pelo ano 100 depois de Cristo.

Para o povo não havia diferença do dizer e do escrever. O importante era transmitir aos outros a mensagem de uma nova consciência comunitária, nascida do povo a partir da experiência com Deus. Como nós hoje decoramos a letra de músicas, assim eles decoravam e transmitiam as histórias, as leis, as profecias, os salmos, os provérbios, e tantas coisas que, depois, foram escritas na Bíblia.

A Bíblia saiu da memória do povo.

Nasceu da preocupação de não esquecer o passado. A Bíblia começou a ser escrita em torno do ano 1250 a. C., e o ponto final foi colocado 100 anos depois do nascimento de Jesus.

Vale lembrar que quando os livros da Bíblia foram escritos, não eram divididos em capítulos e versículos como está hoje.

A divisão de capítulos acontece pelo ano 1214, feita pelo inglês Estêvão Langton, arcebispo de Cantuária, e a divisão em versículos foi feita em 1527, pelo dominicano Pagnini.

A Bíblia foi impressa pela primeira vez, em latim, no ano 1450 depois de Cristo.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!