21 de ago. de 2009

Participação do Acólito na Missa – Parte 5

papa_bento_xvi

Acompanhe todas as partes desta série, clicando aqui

d) Ritos Finais:

Somos fortalecidos e enviados para o nosso dia a dia de cristãos autênticos a partir das bênçãos que recebemos na missa. Ao término da missa, ao retirar-se, o coroinha deverá fazer antes a genuflexão diante do sacrário e sair de forma ordenada e organizada para a sacristia ou outro local apropriado, dependendo da realidade da comunidade.

Importante:

Aqui, falei muitas vezes que a missa é dividida organizada em partes (ritos). Entretanto a missa deve ser sempre vista como um todo: compreende um só ao de adoração e de culto.

Os ritos e a Oração Eucarística variam de acordo com os tempos e circunstâncias da Liturgia.

__________________

Para aprofundar e aprimorar sua formação de Coroinha (acólito), sugiro a leitura das obras abaixo, que por sinal não são bem acessíveis financeiramente falando. Clique nos livros e saiba como comprá-los.

203405 289800 123245

5 comentários:

  1. Muito interessante e importante esses tópicos sobre os ritos da missa. Mas e quando há Solenidades? Não encontrei nenhum tópico falando sobre o assunto. Se estiver enganada me mostre o tópico, mas se não, acho interessante postar sobre isso. Obg

    ResponderExcluir
  2. Kary, Talvez hoje ou amanhã eu comece a falar de preparação para solenidades. O advento começa no próximo domingo, então trarei em mais de um artigo, informações de preparação para este momento, que requer bastante atenção do Grupo. Mas acontece que estou com um probleminha, já uns 10 dias, com a conexão à internet. Espero solucioná-lo ainda hoje o no máximo amanhã, para assim poder postar com mais calma e atenção aqui no Portal do Acólito.

    ResponderExcluir
  3. Ah sim. Aqui na minha Paróquia a novena em louvor a Nossa Senhora da Conceição, nossa padroeira, começa justamente no primeiro domingo do advento, por tanto, teremos solenidades em pleno advento.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!
    O blog é excelente pra quem tem assume a função de formar e coordenar grupos de Coroinhas.
    Que São Tarcísio lhe abençoe e que vc continue evangelizando e formando novos coordenadores (ras).

    ResponderExcluir
  5. Obrigado. Fico feliz por você ter gostado do Portal do Acólito. Uma dica: caso queira, deixe seu nome no final da sua mensagem. Assim saberei quem é você, para que possamos manter um contato constante.

    Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!