20 de nov de 2009

5 itens indispensáveis ao seu Grupo




Formação: Ninguém sai por aí dirigindo um carro sem saber. Muito menos amamos o que não conhecemos. Para que alguém seja um bom coroinha/ acólito, é preciso antes ter conhecimento do que fazer,quando e como fazer. A formação, o aprendizado constante é essencial a qualquer coroinha. E não existe essa mania de dizer "eu já sei tudo!". Devemos estar em constante aprendizado. Realize sempre uma ou duas vezes no mês encontros de formação, estudo em seu Grupo. Mas atenção! Não transforme o seu Grupo numa escola de Coroinhas.

Espiritualidade: Já ouviu dizer que "saco vazio não para em pé"? A mesma coisa acontece com a nossa fé: se esquecermos de alimentá-la através da oração ele se enfraquecerá, por mais que digamos que não, isto acontece, sem ao menos percebermos. A oração é importante dentro do grupo de Coroinhas. Mas aqui vai um importante alerta: não transforme o Grupo de Coroinhas/ Acólitos num grupo de oração ou coisa parecida. Jamais confunda a espiritualidade do ministério de acólitos/ Coroinhas com outros carismas. E principalmente saiba dosar a oração com a prática (ORAR + AÇÃO).

Vida de Grupo: Neste item pretendo conscientizá-los a fazerem com que o Grupo se torne uma verdadeira família ou verdadeiro grupo de amigos. Como isto é possível? Através de contatos extra-grupo, fora das reuniões e demais encontros. Combinem um passeio, um almoço ou filme na casa de algum coroinha, usem a criatividade para melhorar os laços de amizade entre vocês.

Discrição: Coroinha espalhafatoso demais não chega a lugar nenhum. Principalmente durante as celebrações. A discrição é sempre a marca de um bom acólito: este sabe a hora de entrar e de sair de cena, mas principalmente, como já disse noutra postagem, ele nunca aparece em filmagens. 
"Que Ele cresça e eu diminua" 
"A nós o trabalho, a Jesus o sucesso"
Comportamento: Sabemos que esse é um dos itens que mais preocupam os párocos e os coordenadores. Mas com um jeitinho todo especial, com muita paciência, podemos fazer com que os membros se tornem autênticos coroinhas. Mas vai uma dica importantíssima:

"Conversa franca faz bons amigos"
Converse abertamente com aquele (s) coroinhas que estão em falta com este item. Diga o que o Grupo espera dele e o que ele pode esperar da coordenação para melhorar o seu comportamento e o seu aprendizado. Firme compromissos, acordos.

No próximo post, trarei mais itens importantes que devem ser priorizados em nossos grupos. Até Lá, e não esqueça de dar a sua opinião nos comentários.

2 comentários:

  1. Realmente, postura e bom comportamento são essenciais para um acólito numa missa. Esses dias mesmo, pedi que um acólito sentasse no altar junto com o Padre, então, quando ele sentou, puxou a túnica para cima dos joelhos e abaixou-se, como se estivesse sentado em sua casa... Não seu outra, os outros começaram a olhar, e, como nosso coordenador não estava presente, ele disse que ninguém podia mandar nele naquele momento. Então ele saiu do altar e tive que pedir para outra menina sentar no altar.

    ResponderExcluir
  2. Kary, Já tive problemas com um Coroinha assim. Bem que nossas mães dizem que "os costumes de casa vão à praça". Existem pessoas que não sabem, ou sabem e não conseguem se comportar de acordo com o lugar que estão. Quer uma dica? "Conversa franca faz bons amigos". Converse com este menino, catequise-o.

    Leia também este artigo:

    Esta Mania de não pararmos quietos

    Abraços fraternos, Fco Robson.

    ResponderExcluir

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!