Esta dica, claro, vai para os grupos que ainda desconhecem esta sugestão.
Você pode criar em seu Grupo uma equipe ou subgrupo de cerimoniários. Uma equipe de até 8 meninos e/ ou meninas, que estarão encarregados apenas (apenas mesmo!) da função de cerimoniário nas missas, especialmente as solenes.
Logicamente estes meninos e meninas que ficarem encarregados desta função poderão colaborar na formação dos demais coroinhas.
Este Grupo não será um outro Grupo de Coroinhas/ Acólitos dentro da paróquia. Mas uma equipe que se esforçará para estudar afundo a Liturgia, as formas de celebrações, enfim, o que estiver ligado à Liturgia, a fim de “ajudar” na Liturgia da melhor forma possível.
A primeira coisa a fazer para fundar este Grupo em sua paróquia é conversar com o seu pároco. Mostre a ele a importância desta equipe para a Liturgia da paróquia.
O segundo passo a tomar é marcar encontros frequentes – ao menos semanais – de formação Litúrgica. Para isso é preciso já ter em mente quem serão os membros deste grupo. Vocês poderão escolher de diversas formas: seleção, feita através de testes para se conhecer o que cada membro entende sobre liturgia; sorteio; e outras formas.
Como última sugestão, que tal que os membros deste grupo revezem com outros membros do grupo para não criar rivalidades que causariam a separação dos membros?
Pense com carinho e, acima de tudo, esteja em comunhão com seu pároco e a equipe de Liturgia da sua paróquia.
No meu grupo de acólitos, estamos, no momento, com 3 cerimoniários: eu, meu namorado e um amigo nosso. Em muitas solenidades, são feitas com 2, um responsável pelas funções básicas e especiais da missa, e outro pelo missal e para ajudar o padre no que for preciso. Em caso de solenidade grande, são feitas com nós 3, pois é preciso que um organize a procissão de entrada, etc.
ResponderExcluirKary, como nunca sabemos o que acontcerá no futuro, ou seja, se algum dia algum de vocês precisará faltar, vocês poderiam preparar coroinhas (os que sejam mais responsáveis e mais qualificados possível) para exercer esta função e futuramente criar um Grupo de cerimoniários.
ResponderExcluirContinue visitando o Portal do Acólito.
Abraços, Fco Robson
Pois na minha paróquia quando tem grandes solenidades. Os cerimoniários se dividem em: Cerimoniários de coroinhas, cerimoniários de leitores e cerimoniário do padre. Pode até ser esquisito, cerimoniários para leitores, mas é para que não ocorra erro nas leituras ou problemas com o microfone.
ResponderExcluirBoa noite a a paz de jesus e o amor de maria irmão sou o Rafael eu gostaria de saber como ser uma pessoa se torna um acólito? qual a idade?
ResponderExcluirrafa_pvh_henrique, leia este post para saber sobre essa questão de idade:
ResponderExcluirExiste idade certa para ser coroinha?
Abraços.