12 de nov. de 2009

Forme um Grupo de Cerimoniários em sua paróquia

grupo

Esta dica, claro, vai para os grupos que ainda desconhecem esta sugestão.
Você pode criar em seu Grupo uma equipe ou subgrupo de cerimoniários. Uma equipe de até 8 meninos e/ ou meninas, que estarão encarregados apenas (apenas mesmo!) da função de cerimoniário nas missas, especialmente as solenes.
Logicamente estes meninos e meninas que ficarem encarregados desta função poderão colaborar na formação dos demais coroinhas.
Este Grupo não será um outro Grupo de Coroinhas/ Acólitos dentro da paróquia. Mas uma equipe que se esforçará para estudar afundo a Liturgia, as formas de celebrações, enfim, o que estiver ligado à Liturgia, a fim de “ajudar” na Liturgia da melhor forma possível.


A primeira coisa a fazer para fundar este Grupo em sua paróquia é conversar com o seu pároco. Mostre a ele a importância desta equipe para a Liturgia da paróquia.
O segundo passo a tomar é marcar encontros frequentes – ao menos semanais – de formação Litúrgica. Para isso é preciso já ter em mente quem serão os membros deste grupo. Vocês poderão escolher de diversas formas: seleção, feita através de testes para se conhecer o que cada membro entende sobre liturgia; sorteio; e outras formas.


Como última sugestão, que tal que os membros deste grupo revezem com outros membros do grupo para não criar rivalidades que causariam a separação dos membros?


Pense com carinho e, acima de tudo, esteja em comunhão com seu pároco e a equipe de Liturgia da sua paróquia.

5 comentários:

  1. No meu grupo de acólitos, estamos, no momento, com 3 cerimoniários: eu, meu namorado e um amigo nosso. Em muitas solenidades, são feitas com 2, um responsável pelas funções básicas e especiais da missa, e outro pelo missal e para ajudar o padre no que for preciso. Em caso de solenidade grande, são feitas com nós 3, pois é preciso que um organize a procissão de entrada, etc.

    ResponderExcluir
  2. Kary, como nunca sabemos o que acontcerá no futuro, ou seja, se algum dia algum de vocês precisará faltar, vocês poderiam preparar coroinhas (os que sejam mais responsáveis e mais qualificados possível) para exercer esta função e futuramente criar um Grupo de cerimoniários.

    Continue visitando o Portal do Acólito.
    Abraços, Fco Robson

    ResponderExcluir
  3. Pois na minha paróquia quando tem grandes solenidades. Os cerimoniários se dividem em: Cerimoniários de coroinhas, cerimoniários de leitores e cerimoniário do padre. Pode até ser esquisito, cerimoniários para leitores, mas é para que não ocorra erro nas leituras ou problemas com o microfone.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite a a paz de jesus e o amor de maria irmão sou o Rafael eu gostaria de saber como ser uma pessoa se torna um acólito? qual a idade?

    ResponderExcluir
  5. rafa_pvh_henrique, leia este post para saber sobre essa questão de idade:

    Existe idade certa para ser coroinha?

    Abraços.

    ResponderExcluir

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!