17 de nov. de 2009

A importância do Corpo na celebração




O corpo é fonte inesgotável de comunicação. Sua linguagem é muda, mas fala mais do que a própria voz. Com ele manifestamos e protestamos. Depende das posturas que vamos assumindo no nosso ato de comunicar. Nosso corpo é o nosso único instrumento celebrativo. Ele, "sensível e dócil ao movimento, é uma fonte inesgotável de expressão. Por isso, na Liturgia tem importância os gestos, as posturas, as caminhadas e a dança.


Tem influência notória na assembleia celebrante a atuação do coroinha, com seus gestos e posturas, como o estar sentado, de pé, mãos postas, etc. Estes gestos, quando bem feitos, manifestam a nobreza do serviço do Acólito/ Coroinha. Eles feitos com autenticidade deveriam manifestar e transparecer a sinceridade por parte de quem os faz."


É necessário que se observe uma postura autêntica, nobre em todos os gestos e posturas: o coroinha precisa ser um modelo-testemunho para a assembleia, nas orações e respostas.


Os gestos e posturas do coroinha devem falar da alma de quem está na celebração para muito contribuir em seu bom andamento, e revelam a profunda espiritualidade de quem os faz e sua íntima comunhão com Deus em Jesus Cristo.


Gestos apressados, desconectados e inexpressivos revelam todo o desleixo espiritual, o descompromisso, desrespeito com a assembleia e a falta de íntima comunhão com o mistério que se celebra.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!