O Documento nº 43 da CNBB, Animação da Vida Litúrgica no Brasil, nos diz que:
"Nosso corpo, sensível e dócil ao movimento, é fonte inesgotável de expressão. Por isso, na Liturgia, tem importância os gestos, as posturas, as caminhadas a dança"
Este mesmo documento ressalta a dança litúrgica na procissão de entrada.
Entretanto, precisamos ter o cuidado para que a dança na liturgia seja de fato uma dança litúrgica, ou seja, que realmente esteja a serviço dela e que leve os fiéis ao encontro com Deus e com os irmãos. Ela deve favorecer a oração do povo de Deus reunido, ajudando-o a celebrar melhor.
Resumindo:
Pode dançar na missa?
Pode sim, desde que a dança, sirva a liturgia e ajude os fiéis ao encontro com Deus e com a comunidade reunida.
Que comentário mais inconveniente. Não se pode dançar na liturgia!!! Não existe isso na nossa tradição, por favor informe-se melhor, antes de postar tecer tais instruções.
ResponderExcluirKairo, eu que te peço: tenha um pouco mais de educação e humildade e leia os artigos antes de tecer comentários esdrúxulos. Leia abaixo o que escrevi no artigo:
ResponderExcluirO Documento nº 43 da CNBB, Animação da Vida Litúrgica no Brasil, nos diz que:
"Nosso corpo, sensível e dócil ao movimento, é fonte inesgotável de expressão. Por isso, na Liturgia, tem importância os gestos, as posturas, as caminhadas a dança"
Viu o que está em negrito? Um documento oficial da CNBB, no qual trás a dança como expressão Litúrgica. Então te pergunto: você vai à missa regularmente? Nunca viu uma dança numa missa?
Francisco, desculpe mas o Kairo é escritor de um dos sites mais respeitados de liturgia do Brasil, e tenho que concordar com ele, dança na liturgia não é permitida!
ResponderExcluirDocumento 43 da CNBB? MEU DEUS :O
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFrequento a missa terça, sexta, domingo e nunca vi (graças à Deus) nenhuma dança na minha paróquia!
ResponderExcluirBom vamos quem diz:
ResponderExcluirCNBB - Se fosse pelo menos a instrução geral.
Mas, tudo bem.
É isso cai mesmo é para os índios.
Caros amigos,"dançar" dentro da igreja?!Convenhamos que isso e abominável onde esta o respeito?Muitas pessoas pensão que a CNBB e um órgão infalível nas questões litúrgicas quanta besteira,devemos lembrar caros amigos que devemos obedecer o que determina a Sacrossanta Congregação do Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.eis o que diz Vossa Eminência Reverendíssima Dom George Pell Não é apropriado rezar a Deus todo-poderoso durante a missa como se estivéssemos num “churrasco festivo”, disse o Arcebispo de Sidney, Cardeal George Pell, ao diário The Australian.
ResponderExcluirAcho dificil que seja permitido ! Olhem o que o Cardeal Francis Arinze diz, ele é o prefeito emerito da congregação para Culto Divino!
ResponderExcluir