5 de nov. de 2009

Essa mania de não pararmos quietos…

hiperativo

Se existe algo que mais me irrita durante as missas e demais celebrações são coroinhas/ acólitos que não conseguem ficar quietos: conversam, mexem pra cá, mexem pra lá; ficam rindo demais, conversam com pessoas da assembleia, etc., etc.

Missa é momento de concentração, ainda mais para aqueles e aquelas que estão encarregados de muito contribuir para o seu andamento.

Já falei aqui no blog sobre a principal dica que dou a qualquer coroinhas e vale muito a pena você ler (ou reler, se for o caso):

“Faça sempre apenas a sua função”

 

Existem coroinhas que mesmo não sendo cerimoniários naquele momento, atuam como se o fosse. Sei que algumas vezes o menino ou a menina está preocupado com a celebração, com o seu bom andamento, mas se existe o cerimoniário deixemos ele, e tão somente ele, desempenhar esta função. Em algum momento você poderá intervir caso ele não esteja tão atento, mas cada um deve fazer a sua função. E isto basta.

E se em dada celebração eu não tenho nenhuma função específica?

Dê o exemplo para a assembleia, participando atenta e animadamente  da celebração.

E jamais saia do presbitério sem a devida necessidade. Aqui em minha paróquia existem as mais variadas desculpas para se ausentar: dor aqui, dor ali; calor, frio demais. Tem até aqueles que dizem: “Vou espirrar!”

Com essa me despeço por agora.

_______

Faça parte da nossa Rede de Amigos:

www.coroinhas.ning.com

2 comentários:

  1. Francisco, porque tu não faz uma promoção do aniversário de 100 artigos do blog??? Já que tem 95???

    ResponderExcluir
  2. Felipe,

    Pretendo fazer uma de fim de ano, ou no lançamento de um e-book (livro digital) que estou fazendo. Portanto farei sim, daqui há alguns dias. Sugestão de prêmio (s)?

    ResponderExcluir

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!