Se existe algo que mais me irrita durante as missas e demais celebrações são coroinhas/ acólitos que não conseguem ficar quietos: conversam, mexem pra cá, mexem pra lá; ficam rindo demais, conversam com pessoas da assembleia, etc., etc.
Missa é momento de concentração, ainda mais para aqueles e aquelas que estão encarregados de muito contribuir para o seu andamento.
Já falei aqui no blog sobre a principal dica que dou a qualquer coroinhas e vale muito a pena você ler (ou reler, se for o caso):
Existem coroinhas que mesmo não sendo cerimoniários naquele momento, atuam como se o fosse. Sei que algumas vezes o menino ou a menina está preocupado com a celebração, com o seu bom andamento, mas se existe o cerimoniário deixemos ele, e tão somente ele, desempenhar esta função. Em algum momento você poderá intervir caso ele não esteja tão atento, mas cada um deve fazer a sua função. E isto basta.
E se em dada celebração eu não tenho nenhuma função específica?
Dê o exemplo para a assembleia, participando atenta e animadamente da celebração.
E jamais saia do presbitério sem a devida necessidade. Aqui em minha paróquia existem as mais variadas desculpas para se ausentar: dor aqui, dor ali; calor, frio demais. Tem até aqueles que dizem: “Vou espirrar!”
Com essa me despeço por agora.
_______
Faça parte da nossa Rede de Amigos:
Francisco, porque tu não faz uma promoção do aniversário de 100 artigos do blog??? Já que tem 95???
ResponderExcluirFelipe,
ResponderExcluirPretendo fazer uma de fim de ano, ou no lançamento de um e-book (livro digital) que estou fazendo. Portanto farei sim, daqui há alguns dias. Sugestão de prêmio (s)?