14 de mar. de 2009

Sobre mim e o blog:


Sobre o Blog:


O Portal do Acólito/ Coroinha, pretende ser um espaço privilegiado de formação para acólitos/ coroinhas, em diversos aspectos: litúrgico, intelectual, humano-afetivo, psicológico, etc. Serão diversos artigos, divididos e organizados em níveis básico, intermediário e avançado.


Nessas formações trataremos de diversos assuntos, como:
  • Liturgia
  • Bíblia
  • Mariologia
  • Espiritualidade
  • Posturas, movimentos e gestos do Acólito
  • Participação do acólito passo-a-passo
  • Ano, símbolos, cores e objetos litúrgicos
  • Termos, livros e funções litúrgicas
  • Sacramentos
  • Igreja, religião, etc.
  • A missa parte por parte
  • Simbolismo e realidade 
 e muitos outros assuntos relacionados à caminhada/ vida de um (a) coroinha.


Também - e de forma toda especial - darei atenção aos coordenadores e dirigentes de Grupos de Acólitos/  Coroinhas. Trarei orientações teóricas e práticas para que as coordenações tenham êxito na difícil, mas prazerosa, missão de catequizar, formar e acompanhar as crianças, adolescentes e jovens, meninos e meninas, rapazes e moças, em sua caminhada de acólitos.


Acima de tudo o que já disse até aqui, espero que este blog, seja um valioso espaço para q troca de conhecimentos e experiências entre nós. 


Sobre mim:


Eu sou Francisco Robson, 23 anos, do signo Jesus Cristo. Moro em Crato - Ceará. Iniciei a minha caminhada de Coroinha em 21 de setembro de 1997. Deixei de desempenhar esta função, por conta da idade e de outras atividades, aos 21 de setembro de 2008. Portanto, e como digo em meu perfil, são 11 anos de bons serviços a Deus e a Sua Igreja, através deste maravilhoso ministério que é ser acólito.


Durante este período pude ser:
  • II Secretário e semanas depois I Secretário.
  • Vice-Coordenador por 2 anos;
  • Coordenador Geral por 3 anos, quando entreguei o cargo ao final do mandato, para estudar (faculdade)
  • Fundei um grupo de coroinhas-mulheres em 2006.
  • Junto com os colegas, formamos entre 30 a 40 novos coroinhas.
  • Liderei um movimento na Diocese de Crato, para fundarmos uma coordenação forânea de Grupos de Acólitos. 
Jogo rápido comigo mesmo:


Grupo que participo: Grupo de Acólitos Sanctus Dominicus Sávio, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Crato - Ceará.


Tempo como Coroinha: 11 anos


Santos de devoção: Santa Teresinha, São Domingos Sávio e São Francisco


Coroinha perfeito: Aquele que sabe o que fazer antes de ser feito.


Coroinha mais imperfeito: Se existir coroinha assim, com muita dedicação devemos procurar mudar essa visão.


Não gosto: Da discriminação que coroinhas sofrem em algumas paróquias. No entanto, quer queira quer não, somos os causadores desta aversão quando não nos comportamos de forma correta.

Momento marcante como coroinha: O nosso Grupo, é o maior vencedor da Gincana Bíblica de nossa paróquia: 3 vitórias em 4 edições. 


Momento mais triste: A morte de um  coroinha (Caio Guilherme, em 29 de dezembro de 2004).


Orientação a um Coordenador: "Que não deixe que a espiritualidade do Grupo de coroinhas seja invadida por outras, como o carisma da Renovação Carismática Católica. Devemos saber separar as coisas: no grupo de coroinhas sou e devo comportar-me como coroinha. Outro ponto que julgo importantíssimo é a preparação antes da celebração litúrgica: deve ser momentos fortes de oração pessoal e do Grupo"



Projetos atualmente: Tentar criar no Grupo, um sub-grupo chamado G-8, que conará com a participação de oito mestres de cerimônia (cerimoniários) que terá a participação de outros membros de tempos em tempos.

5 comentários:

  1. aMIGO, BOM DIA! pUXA ESTOU FELIZ POR ESTE SEU TRABALHO EXTRAORDINÁRIO AQUI NA REDE. sOU PADRE éDERSON, MUITO PRAZER. HÁ ALGUNS DIAS, RECEBI SE MEU BISPO (SANTA MARIA, RS) A FUNÇÃO DE COORDENAR OS COROINHAS DA DIOCESE. SINTO, CONTUDO, QUE TENHO DÚVIDAS QUANTO ÀQUILO QUE É EXATAMENTE DO COROINHA E AQUILO QUE E DO MINISTRO EXTRAORDINÁRIO. AMIGO, PODERIA ME TIRAR ESSAS DÚVIDAS? EU PODERIA CONTAR CONTIGO PRA AJUDAR NESSE BONITA MAS DESAFIADORA TAREFA? MEU MAIL É edersonpereirap@yaahoo.com.br

    obrigado!!!

    ResponderExcluir
  2. nossa.que testemunho de superação..sou coroinha há 5 anos e já passei por muitas coisas também.esse blog veio na hora certa.quando pensava que meu grupo ia acabar Deus me mostra esse blog.tenho fé que conseguirei pôr em prática tudo que está aqui.obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Pq o site coroinhas do Brasil tá bloqueado? Quando ele vai voltar a funcionar

    ResponderExcluir
  4. ROCKJUNIOR, para continuarmos com a nossa Rede teríamos de pagar uma quantia de, se não me engano, 5 dólares por mês. Daí, como não tenho essa condição preferia não continuar com o serviço.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo, Paz e Bem! Parabéns pela grande e empenhada vida cristã, em especial a sua doação ao grupo de coroinhas. Sou Frei Alexandre, Frade Capuchinho, moro em Parnaíba/PI e sou peomotor vocacional. Se pordemos estreitar este forte laço que nos une (o Serviço do Altar) esterei disposto.
    Um forte Abraço
    Fraternalmete,
    Frei Alexandre
    awelloso@gotmail.com

    ResponderExcluir

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!