25 de mar. de 2009

Pensando no Retiro - Parte 2

Vamos dar continuidade ao que conversamos ontem:

6.    Em caso de grupo que possui meninos e meninas, o retiro será junto ou separado por sexo? Em caso de não ser separado, que medidas serão tomadas para se evitar certas eventualidades como, por exemplo, "ficas"? 

Este é um assunto que deve ser pensando e repensado ao se planejar um retiro. Se o seu grupo possui tanto meninos como meninas, fazer um retiro junto pode não ser uma boa ideia (pode, não estou dizendo que é proibido, vai do bom senso e da maturidade do grupo). Vamos pensar juntos:
  • Os pais das meninas deixarão elas participarem do retiro, principalmente se este for de mais de umdia em regime de internato (dorme-se no local)?
  • O grupo tem maturidade suficiente para entender que o retiro não é um passeio, mas sim um momento privilegiado de espiritualidade, formação, etc.?
  • O que o seu pároco acha da ideia?
A sabedoria popular diz: "Prevenir é melhor que remediar". Se o retiro acontecer nestas condições, que atitudes a coordenação/ direção do grupo pretende tomar, para coibir algumas ocasiões em que podem acontecer ficas, namoros fora de hora, brincadeiras indesejáveis, etc.? Aqui, o mais importante é saber a opinião dos pais e que a do grupo também seja apresentada a estes.




7.    Algum adulto responsável participará do retiro?

É interessante que algum adulto responsável acompanhe o retiro. Pra quê? Se o grupo for todo de coroinhas menores de idade, não preciso dizer que isto é praticamente obrigatório, não é? Um adulto tem mais experiência a repassar para os demais coroinhas e poderá ter mais conhecimentos nas lidas domèsticas do que aguns coroinhas, Este é só um exemplo da importancia de um adulto.


Quem pode ser este adulto: Um pai/ uma mãe, desde que eles compreendam que trata-se de um retiro. Qualquer pessoa que não seja do grupo, deve deixar os coroinhas o mais confortáveis possível. Isto não implica dizer que vai permitir que vocês façam o que bem entenderem no local. 
Alguma pessoa de sua paróquia, que tenha um certo contato com o grupo, ou que já tenha realizado ou participado de algum retiro também deve ser bem vinda. Ele (a) poderá ajudar bastante no bom andamento do retiro.




8.    Qual o apoio do pároco/ paróquia?

é preciso que o padre, quer seja por si ou através da paróquia, colabore  com o grupo, desde o planejamento do retiro. Não falo só material e financeiramente, mas por exemplo, reservem um horário do retiro para que o Padre participe, através de uma formação, missa ou outro momento apropriado. Afinal de contas ele é o pastor que guia as ovelhas-coroinhas.



9.    Quem poderá ser formador (a) no retiro?

Como já falei acima o Padre deve ser um formador. Se ele não puder, que ao menos uma missa ele celebre. Outras pessoas podem ser formadoras: um catequista, algum pregador, um missionário, um outro padre, uma religiosa, e tantas outras pessoas. Mas dou a seguinte sugestão: que nenhum dos membros do grupo, no retiro, seja formador. Por dois motivos:
  1. O retiro deve ser para o grupo de coroinhas. Portanto todos devem partcipar igualitariamente dele. Logo, quem ministra uma formação aparenta estar num grau de conhecimento mais elevado que os demais. Até pode está, mas não é bom expressar isto tão claramente.
  2. Muito (mais muito) provavelmente, o coroinha que for ministrar a formação no retiro, já fez outras formações anteriormente. No retiro, o novo sempre é bem vindo. Afinal de contas, retiro significa também "retirar-se um pouco das coisas cotidianas". ;-) Pense nisso!!!


10.   O grupo tem realmente vontade de realizar um retiro?

É simples: os coroinhas querem aprofundar-se  em algum tema ou aspecto (psiquico, afetivo, espiritual, etc.)? Ou quer apenas "cumprir tabela", porque todos os anos anteriores realizou retiros. 
É preciso, é fundamental ter motivação para realizar um encontro de espiritualidade como um retito. Já pensou o time que você torce entrar em campo sem querer jogar? Vai ser goleado com certeza, não é?


No próximo artigo falaremos sobre os recursos materiais e financeiros de um retiro. Espero por você. Até lá!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!