13 de mar. de 2009

Responsabilidades do Coroinha (comentada)



Como primeiro assunto, vamos tratar das responsabilidades/ compromissos de quem, livremente, deseja ser um bom Coroinha. Após cada responsabilidade, trago até você, meu comentário que tem o objetivo de melhorar a compreensão de cada uma delas.


Vamos lá!



  1. Participe das Reuniões e demais compromissos assumidos.

É o básico para quem deseja ser coroinha, participar dos compromissos assumidos, aos quais, como coroinha, assumiu. Certamente, um dia você precisará falatar a alguma atividade do seu grupo. Quando isso acontecer, quando você precisar faltar, procure comunicar anteceipadamente a coordenação o0 motivo da sua ausência.



2. Seja pontual. Chegue a tempo para as reuniões e celebrações.


Esse ponto é tão sério que pretendo falar sobre isso noutra oportunidade. A impontualidade é um grande defeito que deve ser, o mais rapidamente possível, corrigido. Como coordenador combinei com os coroinhas que ninguém se paramentaria (usaria as vestes litúrgicas) caso chegasse atrasado às missas. Porquê? Porque o período antes da missa deve ser um momento privilegiado de oração e preparação para uma boa e eficaz participação do coroinha na celebração.


Mas se você chegar atrasado, faça uma pequena oração num lugar a parte. Assim você entrará em sintonia com o momento, quer seja ele uma missa, uma reunião, etc.



3. Seja asseado. Esteja sempre limpo, cabelos penteados, calçcados e roupa bem arrumados.


Será que existem coroinhas que participam de missas, reuniões, ou outras atividades, sujo despenteado, a roupa toda amassada...? Existe e já conheci (e ainda conheço) alguns. ´Você também conhece um coroinha assim?


Se isto acontece numa eventualidade não pode virar hábito, jamais! O mesmo sentido de limpeza e higiene pessoal, vale para a sua veste litúrgica (túnica): lave-a ao menos mensalmente.



4. Seja cuidadoso com as coisas da Igreja e do altar. Trate os utensílios litúrgicos com respeito, como objetos destinados ao culto divino.



Os objetos que você utiliza nas celebrações litúrgicas e paralitúrgicas (Exemplos: litúrgica: missa. paralitúrgica: adoração) não são os mesmos que você utiliza na escola ou em casa, por exemplo. Como diz nesta 4º reponsabilidade: "são objetos destinados para o culto divino". Ou seja, utilizados para as coisas de Deus. Então nada de emprestar a túnica para seu amigo ser padre no São João! :-D



5. Seja humilde e preste atenção ao que lhe for ensinado pelas pessoas encarregadas de sua formação.


Se realmente você quer ser um bom coroinha, primeiro que tudo você tem que aprender a ser. Para isso, entre outras coisas, você precisará do principal:



  • Humildade: para saber que alguém encarregado da sua formação tem mais experiência como coroinha do que você. O que não impede de um dia você vir a entender do assunto mais do que ele, só vai precisar de muito estudo.

  • Atenção: porque sem ela você não conseguirá assimilar os ensinamentos destinados a você.
Por enquanto é só. Amanhã continuaremos falando sobre as "Responsabilidades do Coroinha". Até lá!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!