23 de mar. de 2009

Preparação - Execução - Avaliação de Retiros



Visitando - como de costume - algumas comunidades do orkut, vi uma preocupação de alguns coordenadores de Grupos de Coroinhas em relação ao retiro espiritual.


A partir de hoje, e ao longo desta semana, vou falar sobre o retiro, desde o seu planejamento / execução até a avaliação.


Para começar quero fazer você pensar um pouco sobre o retito. Deixarei alguns questionamentos, aos quais, amanhã, pensaremos juntos a respeito detalhadamente.



  1. Porquê e para quê realizar um retiro?

  2. O que o Grupo espera deste retiro?

  3. O retiro terá quantos dias de duração?

  4. O grupo tem recursos (financeiros, materiais e humanos) para a realização do retiro? E se este for de mais de um dia?

  5. Caso o grupo precise dormir no local do retiro, quantos coroinhas não participarão do retiro, julgando-se que alguns pais não permitam a participação de seus filhos, neste caso?

  6. Em caso de grupo que possui meninos e meninas, o retiro será junto ou separado por sexo? Em caso de não ser separado, que medidas serão tomadas para se evitar certas eventualidades como, por exemplo, "ficas"?

  7. Algum adulto responsável participará do retiro?

  8. Qual o apoio do pároco/ paróquia?

  9. Quem poderá ser formador (a) no retiro?

  10. O grupo tem realmente vontade de realizar um retiro?

Busque responder a estas questões. Amanhã conversaremos sobre cada uma delas com mais detalhes. Espero você, inclusivo com comentários trazendo suas dúvidas e/ou seugestões. Até lá!!!

4 comentários:

  1. olá gostaria de manter contato, achei seu blog muito show

    ResponderExcluir
  2. olá achei seu blog muito show gostaria de manter contato

    ResponderExcluir
  3. Acólitos do Rosário,

    Primeiramente, agradeço pela visita e pelos comentários. Claro que podemos manter contato! Tanto através deste Blog, que será espaço de formação, quanto pela Rede Social Coroinhas do Brasil, que será um verdadeiro ponto de encontro dos Coroinhas do nosso país.

    ResponderExcluir

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!