18 de mar de 2009

10 mandamentos do Planejamento no Grupo de Coroinhas


1) ESQUEÇA A BUROCRACIA – Planejar não é ir a reuniões chatas, em que a(o) Coordenador se sente como um carimbador de papéis ou simples ouvinte. O planejamento deve ser feito em conjunto com a equipe, deve ser dinâmico, participativo. Todos devem ter espaço para criar.

2) CONHEÇA BEM DE PERTO OS COROINHAS – Para planejar, é preciso conhecer as condições e os interesses dos coroinhas com os quais você trabalha. “Pergunte-se sempre: ‘O que meu amigo deve e pode aprender?’ 

3) FAÇA TUDO OUTRA VEZ (E MAIS OUTRA) – O planejamento é um processo. Ele deve ser sempre alterado, de acordo com as necessidades do Grupo. Replanejar constantemente é fundamental.

4) ESTUDE MUITO PARA ESTUDAR BEM – “Uma pessoa só pode ensinar aquilo que sabe”. Por isso, veja se você conhece bem os assuntos de que vai tratar, se não souber tente aprender. Participe de todas as oportunidades de formação que você puder. Claro que também é preciso saber como ensinar (e isso também se aprende ).

5) COLOQUE-SE NO LUGAR DO COROINHA – Quando pensar numa reunião, tente se colocar no lugar do Coroinha. Você deve saber se os temas trabalhados com o Grupo são importantes do ponto de vista do Coroinha.



6) DEFINA O QUE É MAIS IMPORTANTE – “Dificilmente será possível trabalhar todos os conteúdos com todo o Grupo”. Os critérios para estabelecer o que é mais importante ensinar devem ser as necessidades e as dificuldades dos Coroinhas.

7) PESQUISE EM VÁRIAS FONTES – Todo encontro requer material de apoio. Reserve tempo para pesquisar. Busque informações em livros, jornais, revistas, discos, na Internet ou em qualquer fonte ligada ao ministério de acólitos, sem preconceitos.

8) USE DIFERENTES MÉTODOS DE TRABALHO – O (a) Coordenador (a) deve aplicar diferentes métodos, como encontros expositivos, dinâmicas, atividades em grupo e pesquisas de campo. “Combinar várias formas de trabalho”.

9) CONVERSE E PEÇA AJUDA – O restante da coordenação, o pároco e/ou assessor precisa ajudar você a planejar. Eles devem contribuir para que seu trabalho seja coerente com o projeto de juventude. Conversar e trocar experiências com os colegas de outros Grupos ou que já não exercem mais a função, também é muito importante. Aproveite as reuniões e os encontros de formação.

10) ESCREVA, ESCREVA, ESCREVA – Uma boa idéia para analisar o que está ou não está dando certo em seu trabalho é comprar um caderno e anotar, no fim do dia, tudo o que você fez com seu Grupo, suas dúvidas e seus planos. Esse é um modo pratico de atualizar o planejamento.



0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!