26 de jun. de 2009

Encontro de acolhida de novos coroinhas


 
Participe da Promoção do Portal do Acólito e ganhe o livro abaixo. Clique no livro e saiba como ganhá-lo!



Desde o dia XXXX estamos falando da preparação de novos coroinhas. Hoje falaremos sobre a acolhida das pessoas que desejam ser coroinhas. Já falei que se deve realizar um curso de preparação com os temas que especifiquei aqui no blog. A ideia é iniciar este curso de preparação com um encontro inaugural, com uma forte acolhida aos candidatos.


Mas o que fazer neste encontro?


1º - Se o grupo já possui coroinhas, ou seja, não será fundado a partir deste encontro, que sejam designados "anjos" entre os veteranos. Os anjos serão os veteranos que acompanharão a formação dos novatos, esclarecendo dúvidas, fortificando a formação... 


2º - Vamos pensar no que pode haver neste encontro:


  • A presença do pároco é importante;
  • A presença dos pais é dispensável, porque este é um momento apropriado para que o grupo conheça os candidatos por eles mesmos. A presença dos pais pode não favorecer o "clima" do primeiro contato. Mas sabemos que uma reunião com os pais e responsáveis dos candidatos é indispensável e deve ser feita o quanto antes, ou até mesmo antes deste encontro de acolhida.
  • Que tema tratar? Indico a Vocação como ema central do primeiro encontro. Vocação é chamado. Cada candidato que se dispõe a ser coroinha não está aqui por acaso, mas porque houve um convite. É um momento propício para entender o chamado de Deus ao ministério de Acólitos e a resposta que foi dada por cada criança adolescente ou jovem presente neste momento.
  • Planejamento, organização e dinamização são primordias para que o encontro aconteça da menor maneira possível.
  • Por fim, esta acolhida deve ser a hora de apresentar o coroinha: Quem é o Coroinha? O que faz um Coroinha? Também apresentar a estrutura do grupo: Número de coroinhas, a idade destes, etc.
  • Também deve ser apresentado o programa do curso de preparação: dias, horários e locais dos encontros, temas, formadores, material de estudo, etc.
Na próxima postagem do blog, irei propor a PROGRAMAÇÃO DO CURSO DE PREPARAÇÃO. 

1 comentários:

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!