17 de jun de 2009

Porque preparar novos coroinhas



Ontem deixei alguns questionamentos a respeito da preparação de novos coroinhas. Hoje vamos pensar nas respostas que podemos dar - segundo a realidade de cada grupo - a estas perguntas.


  • Porque o Grupo/ Paróquia deseja admitir novos coroinhas?  A paróquia realmente está precisando de novos coroinhas? Os que já existem não são suficientes?


É importantíssimo pensar se realmente é necessário admitir novos membros no Grupo de Coroinhas. É importante não "encher" o grupo de membros. Pensar na qualidade e esquecer um pouco a quantidade deve ser o primeiro e essencial passo a ser dado. Sabemos que em muitas paróquias existem muitos candidatos que desejam fazer parte do ministério de coroinhas. Infelizmente na maioria das vezes não é possível aceitar todas as pessoas que queiram fazer parte do grupo.


É importante lembrar que Jesus deu o exemplo: preocupado também com a evangelização das multidões Jesus formou um pequeno grupo, os apóstolos, aos quais transformou-os numa verdadeira família. Um grupo com até 25 coroinhas é o ideal. Mais do que isso poderia ocasionar a construção de "panelinhas" dentro do grupo, e os problemas disso todos já conhecemos.


  • Na comunidade existem pessoas (crianças, adolescentes e jovens) que queiram ser coroinhas?

A realidade de cada pessoa que visita este blog é diferente. No seu grupo pode haver meninas e no de outra pessoa não. Num grupo de uma determinada paróquia existem 30 coroinhas; no de outra comunidade somente há 7 coroinhas.


Pensando nisso formulei esta pergunta. É preciso saber antecipadamente se existem crianças, adolescentes, jovens interessados e desejosos em aderir ao grupo. algumas vezes um parente de um coroinha espera a oportunidade de "entrar" para o grupo. Esta é a hora de saber quem vamos captar (chamar, convidar, convocar) para fazer parte do Grupo.

  • De que forma o grupo pode realizar encontros de formação?


Esta é a hora de definir como será o processo de formação dos novos coroinhas. Encontros de formação semanais, duas vezes por semana, quinzenais, mensais... como será? Será numa escola ou na igreja? Quem poderá ser formador (a) no curso? O padre será um dos formadores?


Continue pensando... voltarei depois com mais ideias para o curso de preparação de novos coroinhas.




0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!