Vamos iniciar a etapa de planejamento do curso de preparação de novos coroinhas.
Primeiro que tudo, é importantíssimo lembrá-lo que todas as decisões sobre o curso devem ser tomadas pela coordenação em acordo com o pároco. Este precisa tomar todos os conhecimentos necessários para que a preparação aconteça eficazmente. Portanto, a primeira coisa a fazer é conversar com o padre e apresentar todas as propostas que vocês têm para a realização do curso de preparação.
Na primeira postagem sobre o assunto eu deixei algumas opções de temas a serem formulados durante as formações. Agora vamos falar de cada um deles:
Relações Humanas:
Muito provavelmente os candidatos ao ministério de acólitos não se conhecem ainda. Nesta primeira etapa da preparação, o Grupo desenvolverá formas de relacionamento entre os novatos. Algumas dinâmicas facilitam este processo.
Também é nesse momento que os novatos devem tomar conhecimento do que é ser coroinha, da história do grupo, da vida dos patronos, como é o grupo que eles participarão, entre outras coisas.
Bíblia:
Não preciso dizer que a Bíblia é o principal modo de estudo do cristão. Portanto, nesta segunda etapa de formação os novatos deverão tomar conhecimento da Bíblia: O que é a Bíblia, quem a escreveu, as partes da Bíblia, quando, onde e em que línguas foi escrita, como ler a Bíblia, como ler as citações bíblicas, etc.
Sabemos que muitos dos temas que serão tratados ao longo da preparação farão uso constante das passagens e textos bíblicos. Daí a importância de o primeiro tema a ser tratado ser a Palavra de Deus.
Doutrina:
É preciso que as crianças, adolescentes e jovens que desejarem fazer parte do grupo de Coroinhas, conhecem as normas da religião a que fazem parte. Este é o momento de falar sobre o Credo, os sacramentos e outros assuntos ligados a Doutrina da Igreja católica.
Mariologia:
Nesta etapa deve-se incutir nos meninos e/ ou meninas a devoção à Maria, Mãe de Jesus. É hora de falar dos dogmas, das passagens da Bíblia que versam sobre Nossa Senhora, os vários nomes dados à Mãe de Jesus, etc.
Espiritualidade:
Aqui a oração entra em cena. Mas espiritualidade não quer dizer somente oração. É importante tratar sobre temas do cotidiano, de acordo com a idade, à luz da Fé Católica, como: aborto, drogas, prostituição infantil... É momento também de rezar a vida com ações práticas. Lembremos o significado da palavra ORAÇÃO = ORAR + AÇÃO. É momento propício de aflorar a missionariedade e evangelização dos futuros coroinhas.
Liturgia:
A formação Litúrgica deverá ser organizada em duas etapas: teoria e prática. Na área teórica serão estudados os mais variados assuntos relacionados à liturgia:
- o que é a liturgia;
- o Concílio Vaticano II;
- os símbolos, posturas e gestos litúrgicos;
- o Ano e as cores Litúrgicos;
- a participação do Coroinha passo a passo na celebração litúrgica;
- e muitos dos assuntos de que trato aqui no Portal do Coroinha e que o grupo pode usar nos encontros de formação.
DICA: o grupo organize uma escala diária para as missas em que sempre haverá uma dupla de um coroinha veterano e um novato que está em preparação.
Por fim, quero informar duas coisas:
- Os cursos de formação que realizamos em nossa paróquia tiveram sempre a duração de 6 meses: fevereiro/ março
- e a vestição foi realizada sempre no último domingo do mês de agosto (dia das vocações);
0 comentários:
Postar um comentário
Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.
Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui
O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!