30 de mar. de 2010

A Beleza na Liturgia



"A Liturgia em si é beleza, pois existe para expressar a beleza de Deus"
É a partir desta frase que gostaria de falar um pouco, nesta e noutras postagens da questão da beleza e da simplicidade da Liturgia. Uma pessoa uma vez me perguntou nos comentários, a melhor forma de ornamentar a igreja, nos mais variados dias e tipos de celebrações. A partir de agora vamos falar um pouco sobre esse assunto.

Liturgias belas e espaços sagrados bem cuidados atraem e envolvem as pessoas e facilitam seu encontro com Deus, que se revela, também através da beleza (verdade, justiça, unidade, alegria, amor, etc.)

Mas, também é verdade que Liturgias desleixadas, espaços da Igreja mal cuidados e bagunçados, cheios de displicência e mau gosto, acabam afastando as pessoas da celebração, da assiduidade às missas e até mesmo do encontro com Deus.


Mas, me diga leitor, beleza é só luxo?


Engana-se quem assim pensa. Muitas vezes o luxo dentro da liturgia, acabam por tornar feia a celebração. É tanto apetrecho aqui e ali que acabam por confundir o verdadeiro papel da liturgia. A beleza dentro da Liturgia deve ser simples, um simples que se torna belo. O excesso de tanta coisas pendurada aqui e acolá, dentro do espaço litúrgico, tantas luzes, mesinhas, flores, tira a beleza do momento.


Me diga outra coisa: se temos poucos recursos para "embelezar" a Liturgia, isso é um problema?

Claro que não! Muitas comunidades mundo afora, que são pobres de recursos materiais e financeiros, cuidam muito bem do que tem para deixar bela a Liturgia. E esse cuidado, esse amor simples com as coisas de Deus, se transformam numa Liturgia simplesmente tão bela.

Então o que é a Beleza na Liturgia?

É a beleza verdadeira, que vem de Deus; não é uma beleza de lojas e shoppings onde existe uma "beleza purpurina", artificial, vazia e ligada ao ter e ao poder, pelo prazer de consumir.

Continuaremos a falar deste assunto nos próximos artigos do Portal do Acólito.





Sobre o Autor:
Francisco Robson Francisco Robson, Coroinha/ Acólito de 1997 a 2008. Gosta de Liturgia e Bíblia. É Historiador e nerd assumido. Saiba mais clicando aqui ou me seguindo no Twitter: @Robhym

3 comentários:

  1. Ah, concordo plenamente. Na minha paroquia, o Pe. ja pediu para q nao fossem colocadas mtas flores, mas qt aos castiçais, a organização das missas e os ritos diferenciados, deixam ainda mais bela a Missa.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, só fiquei conhecendo essa semana. Como já foi coroinha me chamaram para organizar um novo grupo na igreja a qual faço parte. Gostei muiuto do blog e tenho certeza que ela vai me ajudar muito na formação dessa novo grupo.

    Pâmella Costa

    ResponderExcluir
  3. # Kary,

    se puder você oriente as pessoas da sua paróquia a não exagerarem na ornamentação. Mas pelo que vi, o pároco é bem atento quanto a esse assunto.

    #Pâmella Costa, fico feliz por você ter gostado do nosso Blog. Faça parte da nossa Rede Social (menu do Blog) e lá você pode aprender mais com outros coroinhas.

    ResponderExcluir

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!