2 de mar. de 2010

Dia 5 - Administre o seu tempo

 

Tempo não é dinheiro, tempo é sua vida!!!


Os artigos desta Campanha estão listados aqui:

Há três dias estamos falando de planejamento e de objetivos, fizemos listas de objetivos, estudamos as melhores maneiras de fazer um planejamento eficaz.

Você já aprendeu que para cada objetivo pensado, você precisa investir tempo. Tempo para planejar, tempo para pensar, tempo para executar o que foi previsto.



Mas sabemos que

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;

Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;

Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;

Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;

Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;

Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;

Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
Mas como administrar o meu tempo da melhor forma?

A- A primeira coisa a fazer - que eu também já comecei - é listar tudo aquilo que você precisa realizar. Por exemplo: eu tenho 3 blogs e tenho que dar conta de todos eles. Portanto, todo santo dia tenho que escrever algo para algum deles.

Além dos blogs existem as redes sociais que mantenho, a leitura de emails pessoais e dos blogs, o Fotoblog do Portal do Acólito e tantas outras coisas. E tudo isso já é muita coisa, mas só estou falando do "meu mundo virtual". E da minha vida real? Aí entram a faculdade, o trabalho, minha monografia, o namora, a família...

Liste tudo aquilo que você precisa fazer: estudar, trabalhar, trabalho escolar, reuniões do Grupo, escala para o serviço do altar, etc.

B- Agora é hora de marcar um tempo para cada coisa, dia e o tempo que cada coisa precisa. Vou dar outro exemplo, na tabela abaixo:

Portal do Acólito - 30 minutos diários
Blog Padre Léo Eterno - 30 Minutos diários
Leitura de emails - 15 minutos a tarde e mais 15 minutos a noite
Faculdade - das 18h30 às 21h30
Grupo Escoteiro - sábados de 15 às 17 horas

e por aí vai.

Faça uma tabela parecida com atividades a serem feitas e o tempo que você precisa dedicar para cada uma delas.

C - O mais importante agora é priorizar. O que á mais importante nessa lista? Houve algum choque de horário? Ficou faltando tempo para realizar determinada coisa? Agora é a hora de balancear o tempo, equilibrar cada coisa e priorizar as mais importantes.

D - Por último faça uma lista de lembretes. Até agora fizemos uma espécie de calendário de atividades pessoais (que incluem atividades do Grupo de Coroinhas também). Mas uma dica: não confie na memória! Anote na agenda as atividades a serem desenvolvidas para cada dia da semana em que estamos vicendo. Se possível escreva pequenos lembretes e cole-os em locais visíveis. Eu costuma ter em meu quarto um pequeno mural de recados/ lembretes.

Mãos à obra e até o próximo artigo.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!