28 de out. de 2009

Funções Litúrgicas – O Cruciferário

042607-0034-deusmelivre13

Sei que você já sabe que o cruciferário é o coroinha encarregado da cruz nas procissões e cortejos processionais (procissão de entrada, por exemplo).

Vamos falar dessa função que geralmente é realizada em tão pouco tempo, mas que não deixa de ser importante por isso.

Qual é mesmo a função do cruciferário?

O cruciferário é a primeira pessoa numa procissão de entrada, exceto quando o turíbulo será utilizado. Sem a presença do turiferário e do naveteiro, ele é quem “dá o passo” o ritmo da procissão. Entratanto algumas coisas precisam ser observadas:

Ao término da procissão de entrada, se já existe um crucifuxo sobre o altar, não se faz necessária a presença de outra cruz no presbitério. Portanto o cruciferário deverá recolher a cruz para a sacristia, sema a necessidade de subir ao presbitério e esperar a saudação do celebrante ao altar.

Outro fato importante é que nenhum coroinha com função – incluindo aqui o cruciferário – NÂO deve fazer nenhuma inclinação como reverência ao altar. Apenas aproxima-se dele e prosegue ao seu lugar.

123612

E jamais, repetindo: jamais faça o que aconteceu dia desses no grupo ao qual faço parte:

Um dos cerimoniários deu um sinal para um coroinha novato guardar a cruz na sacristia. Ele apenas apontou em direção à porta da sacristia. Eu estava na assembléia observando, quando o coroinha entendeu que era pra deixar a cruz ali, emqualquer lugar. então colocou-a na porta da sacristia, de modo que toda a assembléia viu onde a cruz tinha sido, desleixadamente, colocada. Fui lá e guardei a cruz.

Numa procissão, caso seja longa, não só o cruciferário como também outras funções podem ser revezadas.

Bom, é isso. Se tiver mais coisas que você queira acrescentar, utilize os comentários deste post.

8 comentários:

  1. legal!Mas eu não sabia que não se faz nenhuma reverencia quando se tem função na procissão de entrada.
    Por que não se faz?Queria saber

    ResponderExcluir
  2. Cely,

    Não é uma regra. Talvez o "NÂO deve" tenha causado uma aparência de regra. Mas aqui quis dar uma dica. Logicamente tudo dependerá da realidade da sua paróquia, da forma como se celebra a missa aí. Entretanto, acho um pouco desnecessário e até deselegante o cruciferário e os ceriferários, por exemplo, terem que parar, colocar os objetos ao chão, afastá-los um pouco de si fazer a reverência e depois trazer o objeto pra si novamente. Apenas parem por um instante com o objeto na mesma posição que vinha trazendo na procissão olhem ara o altar e continuem a caminhar em direção ao presbitério.

    Aqui na nossa paróquia, isso é uma norma (descumprida as vezes, mas é). Para a sua paróquia encare como uma sugestão. Converse com seu grupo a respeito.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. oi francisco,meu nome é leonardo a pouco tempo achei esse portal do acolito,achei muito bom e agora todo dia participo,parabens!!!!!!! Eu sou coroinha a 1 ano e 3 meses estou afim de ser cerimoniario porem esse ano na minha paroquia nao vem seminarista,entao preciso da sua ajuda,tenho algumas duvidas,na celebração o cerimoniario é quem coloca e tira a mitra do bispo? um cerimoniario pode fazer uma celebração? o cerimoniario serve apenas quando tem a presença do bispo? o cerimoniario é que organiza a prossisão de entrada? tem como vc postar algum comentario tirando todas essas duvidas? e dando varias dicas de como ser organizado para a santa missa? tchau tudo de bom

    ResponderExcluir
  4. Leonardo, vamos por partes:

    1- Na celebração o cerimoniario é quem coloca e tira a mitra do bispo?

    Sim. Na verdade entrega ao Bispo e ele coloca e tira a mitra.

    2- um cerimoniario pode fazer uma celebração?

    Celebração da palavra? Pode. Um leigo pode fazer uma celebração da palavra desde que tenha um bom testemunho de vida para isso.

    3- o cerimoniario serve apenas quando tem a presença do bispo?

    Não. Ele organiza as solenidades. Sugiro que o cerimoniário só estaja presente em solenidades, pois noutras missas mais simples sua presença nem é tão importante.

    4- O cerimoniario é que organiza a prossisão de entrada?

    Sim, desde o primeiro coroinha ao padre.

    5- tem como vc postar algum comentario tirando todas essas duvidas?

    Tem, rsrsrsrs

    Por fim, sobre a organização da missa, você pode pesquisar nas categorias ao lado >>>>>>>>>>>>>>>

    especialmente nas categorias Missa parte por parte, participação do acólito, e outras.

    Tudo de bom para você também. Não se acanhe em perguntar. No que eu puder ajudar eu farei.

    ResponderExcluir
  5. Primeira vez que acesso o portal,e gostei muito das dicas,sugestões e esclarecimentos.
    Você poderia me tirar algumas duvidas?!tenho muitas dificuldades em marcar o Missal e manusea-lo,adoraria muito ler mais sobre o assunto...

    ResponderExcluir
  6. Adria Kathaine, fico muito feliz por você ter gostado do nosso blog. Espero contar com a sua visita e seus comentários sempre. Para tratar deste assunto, vou me preparar melhor, tudo bem?

    ResponderExcluir
  7. Olá paz e bem a vc.
    Sou coordenadora dos coroinhas da minha paroquia, ao total somos 50.
    Aqui nós tinhamos cerimoniario, mais o frei acabou com o grupo por causa de uma série de problemas.
    Eu estou pensando em pegar os coroinhas mais esperiente que tenho e formar eles para se tornarem Cerimoniario....mais eles continuariam como coroinhas, mais nas missas solenes eles usariam as vestes de cerimoniario....o nosso paroco concordou..
    O QUE VC ACHA ? ESTOU CERTA EM FAZER DESSA FORMA?
    FIQUE NA PAZ DO NOSSO SENHOR.

    ResponderExcluir
  8. para Eda... Certamente que não. Não é possível a um coroinha, ou mesmo acólito, assumir funções de cerimonial por simples fato de precisão. Os mestres de cerimônia devem ser instituídos pleo pároco junto ao bispo e receber destes a formação correta segundo o ritual de cerimonial com os bispos e com a IGMR. Cuide que estes coroinhas sejam apresentados ao pároco e ao bispo a fim de que sejam, aí sim, cerimoniários

    ResponderExcluir

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!