Sei que você já sabe que o cruciferário é o coroinha encarregado da cruz nas procissões e cortejos processionais (procissão de entrada, por exemplo).
Vamos falar dessa função que geralmente é realizada em tão pouco tempo, mas que não deixa de ser importante por isso.
Qual é mesmo a função do cruciferário?
O cruciferário é a primeira pessoa numa procissão de entrada, exceto quando o turíbulo será utilizado. Sem a presença do turiferário e do naveteiro, ele é quem “dá o passo” o ritmo da procissão. Entratanto algumas coisas precisam ser observadas:
Ao término da procissão de entrada, se já existe um crucifuxo sobre o altar, não se faz necessária a presença de outra cruz no presbitério. Portanto o cruciferário deverá recolher a cruz para a sacristia, sema a necessidade de subir ao presbitério e esperar a saudação do celebrante ao altar.
Outro fato importante é que nenhum coroinha com função – incluindo aqui o cruciferário – NÂO deve fazer nenhuma inclinação como reverência ao altar. Apenas aproxima-se dele e prosegue ao seu lugar.
E jamais, repetindo: jamais faça o que aconteceu dia desses no grupo ao qual faço parte:
Um dos cerimoniários deu um sinal para um coroinha novato guardar a cruz na sacristia. Ele apenas apontou em direção à porta da sacristia. Eu estava na assembléia observando, quando o coroinha entendeu que era pra deixar a cruz ali, emqualquer lugar. então colocou-a na porta da sacristia, de modo que toda a assembléia viu onde a cruz tinha sido, desleixadamente, colocada. Fui lá e guardei a cruz.
Numa procissão, caso seja longa, não só o cruciferário como também outras funções podem ser revezadas.
Bom, é isso. Se tiver mais coisas que você queira acrescentar, utilize os comentários deste post.
legal!Mas eu não sabia que não se faz nenhuma reverencia quando se tem função na procissão de entrada.
ResponderExcluirPor que não se faz?Queria saber
Cely,
ResponderExcluirNão é uma regra. Talvez o "NÂO deve" tenha causado uma aparência de regra. Mas aqui quis dar uma dica. Logicamente tudo dependerá da realidade da sua paróquia, da forma como se celebra a missa aí. Entretanto, acho um pouco desnecessário e até deselegante o cruciferário e os ceriferários, por exemplo, terem que parar, colocar os objetos ao chão, afastá-los um pouco de si fazer a reverência e depois trazer o objeto pra si novamente. Apenas parem por um instante com o objeto na mesma posição que vinha trazendo na procissão olhem ara o altar e continuem a caminhar em direção ao presbitério.
Aqui na nossa paróquia, isso é uma norma (descumprida as vezes, mas é). Para a sua paróquia encare como uma sugestão. Converse com seu grupo a respeito.
Abraços!!!
oi francisco,meu nome é leonardo a pouco tempo achei esse portal do acolito,achei muito bom e agora todo dia participo,parabens!!!!!!! Eu sou coroinha a 1 ano e 3 meses estou afim de ser cerimoniario porem esse ano na minha paroquia nao vem seminarista,entao preciso da sua ajuda,tenho algumas duvidas,na celebração o cerimoniario é quem coloca e tira a mitra do bispo? um cerimoniario pode fazer uma celebração? o cerimoniario serve apenas quando tem a presença do bispo? o cerimoniario é que organiza a prossisão de entrada? tem como vc postar algum comentario tirando todas essas duvidas? e dando varias dicas de como ser organizado para a santa missa? tchau tudo de bom
ResponderExcluirLeonardo, vamos por partes:
ResponderExcluir1- Na celebração o cerimoniario é quem coloca e tira a mitra do bispo?
Sim. Na verdade entrega ao Bispo e ele coloca e tira a mitra.
2- um cerimoniario pode fazer uma celebração?
Celebração da palavra? Pode. Um leigo pode fazer uma celebração da palavra desde que tenha um bom testemunho de vida para isso.
3- o cerimoniario serve apenas quando tem a presença do bispo?
Não. Ele organiza as solenidades. Sugiro que o cerimoniário só estaja presente em solenidades, pois noutras missas mais simples sua presença nem é tão importante.
4- O cerimoniario é que organiza a prossisão de entrada?
Sim, desde o primeiro coroinha ao padre.
5- tem como vc postar algum comentario tirando todas essas duvidas?
Tem, rsrsrsrs
Por fim, sobre a organização da missa, você pode pesquisar nas categorias ao lado >>>>>>>>>>>>>>>
especialmente nas categorias Missa parte por parte, participação do acólito, e outras.
Tudo de bom para você também. Não se acanhe em perguntar. No que eu puder ajudar eu farei.
Primeira vez que acesso o portal,e gostei muito das dicas,sugestões e esclarecimentos.
ResponderExcluirVocê poderia me tirar algumas duvidas?!tenho muitas dificuldades em marcar o Missal e manusea-lo,adoraria muito ler mais sobre o assunto...
Adria Kathaine, fico muito feliz por você ter gostado do nosso blog. Espero contar com a sua visita e seus comentários sempre. Para tratar deste assunto, vou me preparar melhor, tudo bem?
ResponderExcluirOlá paz e bem a vc.
ResponderExcluirSou coordenadora dos coroinhas da minha paroquia, ao total somos 50.
Aqui nós tinhamos cerimoniario, mais o frei acabou com o grupo por causa de uma série de problemas.
Eu estou pensando em pegar os coroinhas mais esperiente que tenho e formar eles para se tornarem Cerimoniario....mais eles continuariam como coroinhas, mais nas missas solenes eles usariam as vestes de cerimoniario....o nosso paroco concordou..
O QUE VC ACHA ? ESTOU CERTA EM FAZER DESSA FORMA?
FIQUE NA PAZ DO NOSSO SENHOR.
para Eda... Certamente que não. Não é possível a um coroinha, ou mesmo acólito, assumir funções de cerimonial por simples fato de precisão. Os mestres de cerimônia devem ser instituídos pleo pároco junto ao bispo e receber destes a formação correta segundo o ritual de cerimonial com os bispos e com a IGMR. Cuide que estes coroinhas sejam apresentados ao pároco e ao bispo a fim de que sejam, aí sim, cerimoniários
ResponderExcluir