12 de out. de 2009

Existe idade certa para ser coroinha?

crianca-2
Feliz dia das crianças para os (as) coroinhas que o são.
Este dia me fez pensar na pergunta que intitula este post: “Existe um limite de idade para ser coroinha?”.
Começo dizendo que desconheço algum documento que normatize uma idade para ser coroinha. Tanto uma idade para ser quanto idade para deixar de desempenhar suas funções de coroinha.
Primeiro que tudo,  vamos deixar bem claro que “uma vez coroinha, sempre coroinha”, ou seja, você pode deixar de desempenhar as suas funções, mas nunca deixará de ser um.
Tentando responder a pergunta, diria que o que rege este assunto é o bom senso. Para se tornar membro de um grupo, sugiro que a criança tenha já feito a primeira comunhão, pois, já estando iniciada na fé cristã torna o trabalho de sua formação mais rápido e mais fácil.
Mas em que idade o rapaz ou a moça deve deixar suas atividades?
Como disse acima, quem manda é o bom senso. Devem existir sempre no grupo pessoas adultas ou jovens experientes para coordenar os demais. Entretanto penso que um grupo cheio de “marmanjos” e “coroas” é um pouquinho (só um pouquinho) estranho. Que os grupos façam de tempos em tempos e sempre que precisar, a acolhida de novos membros com a faixa-etária a partir dos que já comungaram pela primeira vez.
Pra finalizar, como eu falei que desconheço uma norma para este assunto, que fique a critério do bom senso e da decisão da coordenação do grupo sempre em conjunto com o pároco.
Shalom!

3 comentários:

  1. Tudo bem que não tem idade, mas gostaria de saber uma coisa; eu e meu namorado somos coroinhas (acólitos) e pretendemos nos casar. O nosso Pároco disse q poderiamos continuar a desempenhar as funções, mesmo depois de engravidar rs... Será conveniente?

    ResponderExcluir
  2. Kary, vou te dar um exemplo: Assim que o meu novo pároco me viu, disse que eu não poderia ficar no Grupo por mais tempo, que em poucos meses eu teria que sair.Semanas depois, fui conversar com o bispo sobre outro assunto quando ele me perguntou como estava o Grupo de Coroinhas e eu disse a ele que eu iria sair por conta da idade. Ele prontamente me falou que não tem muito essa de idade que tudo depende do bom senso.

    O primeiro conselho, se você me permite lhe dar, é que de fato vocês poderão continuar desempenhando as funções independente da idade. Quando chegar o momento de sair vocês saberão. Entretanto, quanto a gravidez, aos olhos do povo (e não aos de Deus), ver uma grávida de túnica será muito estranho. Logicamente, sei que você não usará tunica aos 8, 9 meses de gestação, porque a túnica nem vai caber em vocês rsrsrs.

    Mas continue, quebre esse desafio, essa barreira social. Mas sempre saiba usar de bom senso para fazer a melhor escolha.

    Kary, você e o seu namorado fazem parte da nossa Rede Social? Segue o link:

    Rede Social Coroinhas do Brasil

    ResponderExcluir
  3. E aê galera sou coordenardor da Minha paróquia e estou fazendo uma grande reformar em todos os parâmetros do grupo de coroinhas que agora se chama CORPO PAROQUIAL DE ACÓLITOS E COROINHAS. UMA DESSAS MUDANÇAS É JUSTAMENTE o aumento do limite de idade. Sei q vai ser dificil mas se for da vontade de Deus nenhum Pe ou outra pessoa conseguirá impedir.

    Paz avcs !
    robinhomonge@hotmail.com

    acessem: http://acolitosdovale.blogspot.com

    ResponderExcluir

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!