Dando sequência a nossa conversa sobre a metodologia dos 4 Eixos, vou apresentar agora o Roteiro base para os encontros semanais do Grupo de Coroinhas.
1. Acolhida: Algum membro da coordenação do grupo ou uma equipe de serviço ou mesmo de acolhida, deve receber carinhosa e calorosamente os membros do grupo. Este momento muit contribui para criar, desde já, um clima de amizade. Podem ser utilizados cantos e dinâmicas que tenham relação com o tema a ser tratado.
2. Motivação: É o elemento provocador do tema. Pode ser um símbolo, uma dinâmica, um canto, um cartaz, uma frase… que estimule a atenção e a participação dos coroinhas no encontro.
3. Oração Inicial: Que seja espontânea e provocadora para o tema a que se estará tratando no encontro.
4. Partilha dos Compromissos Semanais: Na metodologia dos 4 Eixos, proponho a realização de compromissos aos coroinhas, que tem por objetivo levar os coroinhas às ações que sempre devem acompanhar o cristão.
“A Fé sem obras é morta”
Falar os compromissos não é um forma de se exibir ou de prestar contas de boas ações que o coroinha fez durante a semana, mas uma forma de, dando o exemplo do que se praticou catequisar os demais coroinhas que, mais dia menos dia podem passar pela mesma situação.
5. Vivenciando a Palavra de Deus: É o momento de ouvir o que Deus nos tem a falar e, após uma breve reflexão, buscar aplicá-la no nosso cotidiano.
6. Compromissos:
São assumidos em três formas:
- Pessoal: Para ser executado individualmente.
- Comunitário: Assumido por todo o grupo ou em pequenas equipes.
- Além-fronteiras: Compromisso sempre assumido por todo o Grupo, que o leve a cultivar sua missão de verdadeiros cristãos. É o momento de sair da realidade de cada um e passar a descobrir novas realidades, conhecendo, por exemplo, novos jovens ou novas comunidades.
7. Lembretes: Este é o momento em que se faz o planejamento e a distribuição de tarefas e atividades para o encontro ou as atividades seguintes. Alguns eventos paroquias, diocesanos ou de outros lugares podem ser lembrados.
8. Oração Final: A partir do que foi rezado, partilhado, planejado… agradecer a Deus e pedir Sua ajuda para que sempre o grupo possa produzir bons frutos.
10. Despedida: Pode ser feita da maneira que o grupo julgar mais conveniente: através de cantos, por exemplo.
0 comentários:
Postar um comentário
Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.
Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui
O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!