25 de jun. de 2011

Corpus Christi

Tive um pequeno problema com o meu computador e infelizmente não pude postar este artigo antes da festa, mas aqui está ele.
Celebramos a solenidade de Corpus Christi por causa de diversos fatores que ocorream no século XIII, século em que foi fundada a festa oficialmente pelo Vaticano.

O dia de Corpus Christi é o dia em que comemoramos a instituição do Santíssimo Sacramento, sendo o único dia em que o mesmo sai em procissão pelas nossas ruas.
A instituição da Eucaristia é, na verdade, na quinta-feira santa, mas por causa da recordação da paixão e morte de Jesus Cristo, não podemos fazer uma celebração festiva.
A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na Diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra do sacramento da Eucaristia.
As procissões quando feitas, obedecem à uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944). Que determina ao bispo diocesano à providencie onde for possível "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente o Bispo da sua diocese (cân. 395).

Aqui tem algumas fotos de Corpus Christi na minha cidade:
Clique para ver as fotos

001
002
003
004
005
006
007
008
009
010
011
012
013
014

Link's Interessantes:
Detalhes de Corpus Christi
História de Corpus Christi
Por que é comemorado o Corpus Christi

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!