18 de abr. de 2011

Semana Santa

 Semana santa, é a semana em que se recorda a paixão, morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. Dá-se inicio à semana santa no Domingo de ramos, onde Jesus entra em Jerusalém e é aclamado com ramos de palmeiras e oliveiras. Termina no domingo da ressurreição (Páscoa)
de nosso Senhor Jesus Cristo que é o dia da passagem de Jesus para o Pai. Os principais dias celebrativos são: o Domingo de Ramos, a Quinta-feira Santa, a Sexta-feira santa (ou sexta-feira da Paixão), o Sábado Santo (ou Sábado de Aleluia) e o Domingo de Páscoa.

DOMINGO DE RAMOS
No domingo de Ramos é celebrada a entrada de Jesus em Jerusalém e a abertura da Semana Santa.
Em Jerusalém Jesus é recebido como rei e aclamado com ramos de palmeiras (que naquele tempo tinha o mesmo simbolismo dos fogos de artifício) e dizendo: "Hosana ao Filho de Davi! Bendito seja aquele que vem nome do Senhor! Hosana nos mais altos céus!". "Hosana" é uma palavra hebraica que significa "salvai-nos", mas que passou a ser um grito de alegria correspondente ao nosso "viva!" (cf. Mt 21, 1-11 | Mc 11, 1-11 | Lc 19, 29-40 | Jo 12, 12-19), e neste domingo a comunidade cristã se recorda deste acontecimento.
 
QUINTA-FEIRA SANTA
Na quinta-feira santa celebra-se durante a missa: a última ceia, e a  missa do lava-pés, neste dia é recordado o dia da instituição da Eucaristia por Jesus Cristo, é também o dia em que se deixa o espaço celebrativo alegre e decorado, nas dioceses o bispo realiza a bênção dos santos óleos do Santo Crisma e dos Catecúmenos. Canta-se o Hino de Louvor, que em algumas paróquias é tradição durante o hino tocar o carrilhão e a sineta e também os sinos do Campanário, depois da Santa Missa acontece a transladação do Santíssimo Sacramento e toda a decoração do presbitério é retirada.
SEXTA-FEIRA SANTA OU SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO
Dia de Jejum e Abstinência, celebra-se a morte de Jesus Cristo, onde geralmente as celebrações são realizadas às 15:00h da tarde, neste dia não tem a Santa Missa nem Consagração, a celebração é composta por: Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e Comunhão Eucarística, não há bênção final e pode haver também a procissão do Senhor morto.


SÁBADO SANTO OU SÁBADO DE ALELUIA
 Dia a Vigília Pascal, é composta da seguinte forma: Celebração da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal, Liturgia Eucarística. É um rito bem longo e com várias leituras, também canta-se o hino de louvor.



DOMINGO DE PÁSCOA
No domingo de Páscoa é celebrada a passagem de Jesus para o Pai, neste dia é recordado a ressurreição Jesus Cristo e a abertura do período da Oitava da Páscoa.





Mande-nos sugestões, ou incremente este texto,
através dos comentários ou por e-mail: felipecunha3@yahoo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!