16 de abr. de 2011

São Félix de Nicósia (OFMCAP)

O Beato Félix de Nicósia nasceu em Nicósia, na Sicília, a 5 de Novembro de 1715, recebendo no baptismo o nome de Tiago Amoroso. Filho de uma família muito pobre, aprendeu muito cedo a arte de sapateiro, exercendo depois tal ofício, até à idade de 28 anos. Foi, deste modo, a principal fonte de sustento para a sua família.
Entrou muito novo para a Ordem Franciscana Secular. Após muitas recusas, ao atingir a idade de 28 anos, foi recebido pelos Capuchinhos. Desde o início, manifestou exemplo admirável de santidade, obediência, mansidão, espírito quase inaudito de penitência. A devoção à Eucaristia, à Imaculada Conceição e a São Francisco foram a grande luz da sua vida.
Após o noviciado, foi destinado ao Convento de Nicósia, sua terra, sendo ali encarregado do quintal, cozinheiro, sapateiro, enfermeiro, porteiro e sobretudo esmoleiro até ao dia da sua morte.
Tendo crescido numa família muito modesta e humilde, onde a virtude era tida em grande consideração, Fr. Félix sempre se notabilizou pela pureza de costumes. Aceitou, com resignação, as grandes humilhações que o guardião lhe impôs quase sistematicamente para experimentar a sua humildade. Submeteu-se voluntariamente a jejuns, vigílias e às mais rigorosas penitências que ele juntava às que lhe impunham os Superiores ou as que constavam na Regra.
Nos seus contactos diários com o povo, era generoso em dar bons conselhos. Realizou prodígios que lhe mereceram a fama de taumaturgo. Nutria um amor intenso a Nossa Senhora das Dores. Grande parte da noite permanecia diante do Santíssimo.
Considerava-se verdadeiramente feliz na sua vocação. Dizia, graciosamente, que era muito mais feliz do que o burro da cerca que nunca tinha estado tão bem como ele! Durante o dia, certamente também ele, carregado com as esmolas que aumentavam sempre mais; mas, durante a noite, tinha uma cama muito melhor do que a do burro, seu companheiro de trabalho.
No Convento era notado, sobretudo, pela obediência. Foi conselheiro espiritual, guia e director de almas simples e também de sábios e eclesiásticos. Teve o dom da profecia e realizou numerosos milagres. Era o dia 31 de Maio de 1787 quando entregou sua alma ao Senhor.




0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!