27 de jun. de 2010

Algumas Dúvidas que estão respondidas abaixo:

Bom, neste tempo em que estive ausente das postagens do Blog, os comentários e as visitações, não pararam - grças ao bom Deus. Nos comentários algumas pessoas espuseram suas dúvidas e me pediram algumas orientações. Aqui seguem minhas respostas aos comentários:


Evandro disse...
Olá, Boa noite, gostaria de saber, como é rito da missa de instituição de acólitos, pois teremos um grupo de acólitos que receberá o mandato em alguns dias e eu não consigo achar o rito da missa de posse dos acólitos....
VC poderia me ajudar por favor?
Abraços! A Paz!
Evandro, é só clicar no link abaixo e baixar o rito:



Rito simplificado de vestição e renovação das promessas do ministério de Coroinhas


Êda disse...
Olá paz e bem a vc.
Sou coordenadora dos coroinhas da minha paroquia, ao total somos 50.
Aqui nós tinhamos cerimoniario, mas o frei acabou com o grupo por causa de uma série de problemas.
Eu estou pensando em pegar os coroinhas mais esperientes que tenho e formar eles para se tornarem Cerimoniario....mais eles continuariam como coroinhas, mas nas missas solenes eles usariam as vestes de cerimoniario....o nosso paroco concordou.. O que você acha? Estou certa em fazer dessa forma? Fique na paz do nosso Senhor.
Querida Êda, vou comentar em partes o que você falou acima. Primeiro 50 membros é muito para um Grupo de Coroinhas. Pode ter sido isso uma das causas da dissolução do seu Grupo. Sobre essa questão de número ideal de coroinhas num Grupo, sugiro que leia essa postagem:


Sobre a sua ideia de retomar a caminhada do grupo você está no caminho certo. Foi isso que pensamos em fazer em nosso grupo, mas acabamos sempre adiando. Até falei sobre isso aqui no Portal do Acólito:


Agora atente para uma coisa: escolher os mais experientes, pode te dar uma certa dor de cabeça, pois outros poderão ficar chateados. A minha dica - entre outras da postagem que linkei acima - é que esses cerimoniários sejam "revezados" de tempos em tempos. De toda forma não se pode colocar qualquer coroinha para participar deste grupo de Cerimoniários. Devem participar dele quem estude bastante e aprenda ao mesmo tempo.

Abraços e paz para você também.






Sou um servidor de Deus(leonardo) disse...
francisco eu queria que vc fala-se sobre o turiferario naveculario mitrifero baculifero librifero e tambem uma ajuda para que possamos aprender como arrumar o missal para a santa missa.leonardo luziania-go capela santissima trindade paroqui nossa senhora da evangelização catedral de luziania

Leonardo, então ficamos combinados de que falarei sobre cada um dos assuntos que você falou, certo? Aguarde que as próximas postagens serão com esses temas que você sugeriu.

Abraços.

2 comentários:

  1. "é que esses cerimoniários sejam "revezados" de tempos em tempos."

    Muito democrático, mas, considerando que o cerimoniário deva ser "perfeito conhecedor da sagrada liturgia". Acho a sujestão extremamente danosa à organização litúrgica.

    ResponderExcluir
  2. Kairo, então você quer monopolizar a Liturgia? Pelo que você diz, outras pessoas não podem aprender e aprofundar-se no estudo da Liturgia.

    Reafirmo meu pensamento, e afirmo que a liturgia não pode ser monopolizada.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!