21 de dez. de 2009

A Relação entre Padre e a Coordenação do grupo



Ontem, durante a missa, pude presenciar um certo "mal-estar" nos "bastidores": percebi que alguns coroinhas esavam de cara amarrada. Procurando saber do que tinha acontecido, descobri que o Padre teria convidado dois meninos que estão no período de preparação, para servir numa missa noutra igreja.

Onde está o erro nisso?

Simplesmente na falta de comunicação do Padre com a Coordenação. Se o Padre tivesse pedido a opinião dos coordenadores, estes diriam que é melhor nenhum menino (ou menino) vestir a túnica, "acolitar", sem ter terminado o seu curso de preparação.

Há 3 ou 4 meses, cerca de 30 meninos e meninas estão em preparação em nossa paróquia. Como de costume, nas duas semanas que antecedem a missa de vestição dos novos coroinhas, a coordenação do Grupo escala todos em dias diferentes para ir pegando a prática do serviço do altar.

neste caso, faltou ao padre o cuidado de pensar no que aquele convite renderia ao grupo: uma grande dor de cabeça para a coordenação, que agora tem que trabalhar as reclamações dos novatos e até de seus familiares.

Portanto, coordenadores, conversem abertamente com o Pároco de vocês, deixando claro qe, tudo que vocês farão daqui pra frente será com o seu conhecimento e consentimento e peçam que ele haja da mesma forma para com vocês, com o objetivo de evitar situações constrangedoras como essa.

Lembrem-se: "Conversa franca faz bons amigos" (Dom Hélder Câmara)

3 comentários:

  1. Aqui na minha paróquia, nosso Padre leva alguns acólitos para a zona rural, onde ele faz missas mensalmente. Mas, cada dia ele leva uns, os que pedem, os que tem vontade, mas ele naum abre o convite, temos q demonstrar interesse.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em minha paróquia algo mt''chato'' o pe. esta tomando decisões sem antes de falar comigo, eu sempre sou o ultimo a saber e olha que sou o coordenador dos coroinhas e acólitos, sempre coloca o carro na frente dos bois colancando praticamente crianças (10-11 anos) para serem acólitas (os), as que ele escolheu nao estao preparadas e ficam no prebitério de enfeite não tem coragem para fazer nada, oqe posso fazer me ajudem?

    Obriado

    ResponderExcluir
  3. Zoio isso é realmente muito chato. Sugiro conversar abertamente com ele, chamá-lo para sala dele e falar o que você está sentindo, dizer que você reconhece que a maior autoridade na paróquia é ele, mas que você, como coordenador do Grupo, deve tomar conhecimento das decisões que ele quer tomar e mesmo participar delas, dando seu ponto de vista.

    Isso ajuda muito, espero.

    ResponderExcluir

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!