27 de dez. de 2009

Existe um modelo ideal de grupo de Coroinhas?



Primeiro uma resposta óbvio, mas simplista: Não!

Entretanto podemos discutir itens indispensáveis a Grupos de Coroinhas. Não estou apresentando aqu iuma receita pronto e aplicável a qualquer grupo ou paróquia. Não existe grupo ideal, pois tudo depende da realidade da comunidade em que o grupo está ou vai ser inserido. Mas é preciso citar esses itens indispensáveis:

Uma boa Coordenação:

Cada grupo de coroinhas precisa possuir uma coordenação que saiba trabalhar na constante formação de seus membros. Uma coordenação que saiba e queira trabalhar em conjunto com seu pároco. Na próxima postagem, falarei sobre alguns encargos da coordenação.


Um pároco aberto:

A maior dificuldade que encontrei como coroinha até os dias de hoje, foi encontrar na caminhada alguns padres que não davam tanta importância ao grupo. Uma boa conversa pode resolver. Lembro sempre as palavcras de Dom Héçder Câmara:

"Conversa franca faz bons amigos."

Número reduzido de coroinhas:

Já citei aqui no blog o grande exemplo de Jesus: Ele pregava às multidões mas tinha uma preocupação toda especial com os seus apóstolos. Com um grupo de apenas 12, ele os preparava para a evangelização dos povos.
O que acontece, de negativo, com grupos muito grandes? Principalmente a falta de amizade entre alguns membros e a inimizade gerada através da formação das "panelinhas", tão prejudiciais ao bom andamento de qualquer grupo.

Equipes e divisões de tarefas:

Um grupo que divide os trabalhos, entre os membros da coordenação e no grupo como um todo se fortalece e facilita a caminhada. Equipes como: acolhida, oração, animação, ambientação, etc. Organize o seu grupo em equipes, divida as tarefas... Mas é preciso sempre um boma acompanhamento dos trabalhos.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!