17 de mai. de 2009

Estudo da Constituição Sagrada Liturgia


Estudo da Constituição Sagrada Liturgia

Introdução
Somos convidados a refletir sobre as grandes opções litúrgicas da Sacrosanctum Concilium (SC) e fundamentar a liturgia que realizamos hoje. A liturgia sonhada e projetada pelos padres do Concilio Ecumênico Vaticano II (1962-1965) e a liturgia que temos hoje ou a liturgia que celebramos nas comunidades.
Em Trento, no dia 4 de dezembro de 1563, encerrava-se o XIX Concílio Ecumênico, que marcou profundamente a liturgia da Igreja nos ritos e nas devoções populares, tendo no seu contexto o movimento e a reforma protestante. Após, por ordem do Papa, foram elaborados o novo Breviário Romano (1568), o Missal Romano (1570) e o Pontifical Romano (1588) que estruturaram e unificaram a liturgia da Igreja.

Diz D. B. Kloppenburg:
“Tal unificação significou de fato uniformização rigorosamente prescrita, gravemente imposta e zelosamente vigiada, até nas mínimas particularidades das cerimônias mais insignificantes
(REB, fasc. 251, jul 2003, vozes, Petrópolis, pg.582-83)
Dando continuidade, amanhã falaremos sobre “A Liturgia Antes do Vaticano II), tema importantíssimo para quem quer entender para aprender mais e melhor sobre a liturgia. Iniciaremos ainda esta semana a falar sobre “A Participação do Acólito, Passo a Passo Na Missa”

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!