10 de mai. de 2009

Como ser um péssimo Coroinha - em 4 passos infalíveis


É óbvio que não pretendo ensinar aqui como ser um péssimo coroinha, visto que o objetivo deste portal e o meu também é "ajudar para que você se torne um ótimo coroinha e venha ajudar outros a tornarem-se bons também". Caso você se identifique com algum dos itens abaixo, saiba que você estará se encaminhando - em passos largos, talvez - para o fracasso como um servo de deus e da Sua Igreja, como coroinha.

Tudo explicado, siga as orientações dos comentários que deixo após cada passo infalível para ser um péssimo coroinha.


Seja irresponsável:

Creio que este seja um dos piores defeitos que um coroinha possa ter. Indica descaso, desamor para com seu grupo, seus colegas, sua paróquia... para com Deus e consigo mesmo. Lembre-se sempre da frase do pequeno Príncipe: "Você é responsável eternamente por aquilo que cativas". Ama o "ser acólito/ coroinha"? Então cumpra com o que você assumiu no dia da sua vestição.

Não seja freqüente nem assíduo às atividades do grupo: É estranho e incômodo pensar que assumimos um compromisso espontaneamente, como coroinhas, mas não o cumprimos. Quando você disse "sim" assumindo que queria ser coroinha, você se comprometeu a utilizar uma veste própria ao seu ministério, que serviria ao altar semanalmente, que participaria de reuniões dominicais, etc. etc. etc. Então porque as faltas a estas atividades? Pense bem! Você não é coroinha forçadamente (ou é?).



Seja impontual:

A um coroinha não se aplica a frase de José de Alencar:

"Um homem não pode sujeitar-se às oscilações de uma pêndula" Ou seja, segundo o escritor, um homem não deve ser sujeito do tempo, das horas.


Tudo bem que para os amantes isso deve funcionar muito bem. mas a nós, coroinhas... Como autênticos coroinhas, temos horários para serem fielmente cumpridos:

  • Reuniões e encontros
  • Celebrações litúrgicas e paralitúrgicas
  • Novenas e tantos outros.
Ser impontual, chegar atrasado seguidas vezes, fazendo disto um hábito, causa certo desconforto em todo o grupo. Evite a impontualidade. Caso contrário, você será forte candidato ao troféu de ex-coroinha.

Seja mal-humorado:

Uma das grandes virtudes de um coroinha é a alegria. Sempre aprendemos dos nossos santos patronos (São Domingos Sávio e São Tarcísio) a servir com alegria. Acima de tudo porque não estamos servindo ao Padre, mas a Deus e Sua Igreja. A missa é momento festivo, alegre, em que fazemos memória (não lembramos, revivemos) ao Mistério Pascal de Cristo. Quantas pessoas você não poderia reanimar a partir de um sorriso? E quantas pessoas você não poderá machucar. magoar, deixar mais triste a partir de uma cara-feia, fechada, triste...?

Pense nisso! Esteja sempre alegre para o serviço.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!