5 de jan. de 2010

Funções Litúrgicas - Os Ceriferários


Primeiro uma estorinha (não é piada rsrsrs):

O Juninho chega pro padre e pergunta:


- Ô tio, o que é que o celifelálio faz?

O Padre responde:

- O ceriferário, meu filho, é o coroinha que fica com as velas...

Explicada - da maneira mais simples possível - a função dos ceriferários, vamos expandir esse assunto com algumas orientações.

A primeira função do/ da Coroinha encarreado (a) desta função, é chegar o quanto antes à Igreja para preparar velas e castiçais: Limpá-los e lustrá-los se for o caso, pois geralmente esse trabalho compete ao sacristão ou funcionários da paróquia, o que não impede dos crooinhas ajudarem, não é?
Já vi ceriferários em apuros porque não chegaram em tempo de preparar as velas. Já vi missa atrasar por causa disso.

Na maioria das paróquias, a procissão de entrada (cortejo processional) obedece à seguinte ordem:

  • Cerimoniários
  • Turiferário e naveteiro
  • Ceriferários
  • Demais coroinhas (do menos para o maior e aos pares)
  • leitores
  • Ministros da Comunhão
  • E o Padre
Os dois cerimoniários deveram postar-se nos dois assentos mais próximos à cadeira do celebrante. Noutras paróquias pode ser diferente e já existir um lugar próprio para cada coroinha. No caso da presença de outro (s) padre (s) ou do Diácono, os Ceriferários ficam nos assentos seguintes.

É costume também que, no canto de aclamação os Ceriferários sigam até a frente do altar, façam reverência ao altar e ficam cada um num dos dois lados do ambão. Ao fim da leitura do Evangelho eles retornam aos seus lugares, sem a necessidade de uma nova reverência ao altar, ou - como é costume na minha paróquia - as velas/ os castiçais são guardados na sacristia.

Mas atenção! Se a leitura do Evangelho é feita por outro padre ou diácono que não seja o celebrabte, o leitor leverá o lecionário para que o celebrante o beije. OS Ceriferários só deverão sair do ambão quando da volta do lecionário.

Lembre-se que não é preciso fazer uma nova reverência, pois o encarregado da homilia pode vir a ser atrapalhado nesse momento, caso se dirija a frente do altar.

Vou dividir este post em dois. Amanhã falo da postura dos coroinhas com as velas/ castiçais.

Ah! Não esqueci! Amanhã ou hoje a noite ainda, vou mostrar a vocês como foi a vestiçãi dos coroinhas novatos em minha paróquia. Foram quase 40 meninos. 18 meninas no total. Não deu pra filmar, só pra tirar fotos. Vou trazer ao longo da semana dois ritos de vestição, para que futuramente você possa usar em seu grupo.

Até lá!!!

______________________

Quais outras funções você gostaria que eu falasse a respeito? Diga quaç nos comentários desta postagem.

1 comentários:

  1. francisco eu queria que vc fala-se sobre o turiferario naveculario mitrifero baculifero librifero e tambem uma ajuda para que possamos aprender como arrumar o missal para a santa missa.leonardo luziania-go capela santissima trindade paroqui nossa senhora da evangelização catedral de luziania

    ResponderExcluir

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!