6 de jul. de 2009

Meninas podem usar o turíbulo?


Quero registrar aqui o grande preconceito que alguns coroinhas tem para com as coroinhas meninas. Vejo as vezes certa revolta porque o padre deixou "aquela menina" com o turíbulo ou porque "aquela menina" será cerimoniário na missa de domingo.

O que há demais nisso? Vamos esclarecer!

Quando o Papa João Paulo II, em março de 1994. tornou oficial a participação de meninas no ministério de acólito (leia-se "coroinhas"), elas passaram a ter o pleno direito de desempenhar toda e qualquer função que os meninos desempenham: turiferário, cerimoniário e até coordenação de grupos. Porque não?!

Não é porque um padre de 80 anos, bem conservador não aceita coroinhas meninas em sua paróquia que a participação delas ficou proibida. Já falei aqui mesmo que em relação a junção de meninos e meninas num mesmo grupo pode trazer alguns problemas de relacionamento. Mas isso jamais deve impedir  uma paróquia tomar a iniciativa de aceitar meninas em seu grupo de acólitos.

Portanto deixemos o machismo de lado e acolhamos com muito carinho as coroinhas. Porque além de outras qualidades elas são bem criativas, por vezes mais do que nós meninos; elas são mais atenciosas, em alguns momentos possuem uma gama de ideias criativas, etc.
E eu achando que o machismo estava sendo superado e me veem com uma dessas de que turíbulo não é coisa para meninas ;-)

19 comentários:

  1. Minha irmã foi a primeira Turiferária aqui da nossa Paróquia! E eu a primeira Cerimoniária. Acho que, se meninas são acólitos, podem mesmo desempenhar qualquer função. Mas aqui só foi aceito meninas, a partir de 2004, quando o atual Pároco assumiu.

    ResponderExcluir
  2. Kary, tudo depende do pároco. Primeiramente o Bispo quem decide se aceita meninas e daí o pároco pode também optar por acolher ou não meninas no Grupo. Entretanto, se numa paróquia, as meninas são aceitas elas devem desempenhar todas as funções que os meninos desempenham. É tudo uma questão de direitos iguais, sabe?

    Sobre sua paróquia, ela é a primeira que tenho notícia de que só aceita meninas.

    ResponderExcluir
  3. Não, são aceitos os meninos tbm eh claro rs... mas a partir de 2004 foram aceitas tbm as meninas...

    ResponderExcluir
  4. Kary, Me add em seu mail(orkut) pq preciso q vc me ajude pois estou convencendo o Bispo de minha Diocese Aceitar meninas no serviço de CERIMONIÁRIO. Se tiver disponibilidade p/ me ajudar por favor
    mail : samanta_rodrigues_carvalho@hotmail.com

    OBG...

    ResponderExcluir
  5. Gente, menina pode ser coroinha pode fazer tudo que um coroinha faz. Agora devemos entender que a função de cerimoniário é do acólito instituído, como não temos muitos acólitos institúidos o serviço de cerimoniário acaba sendo passado para os coroinhas meninos mais velhos. Mas porque para os meninos mais velhos e não as meninas?
    Pois o serviço de cerimoniário deriva do acólito instituído e só meninos podem ser acólitos instituídos.

    ResponderExcluir
  6. oiie...
    meu nome éé pabliny bom na minha proquia o numero de coroinha não está como eu desejaria mais somos 8 coroinhas e somente 3 são meninos e
    nos meninas estamos na coordençao,eu sou a unica que ultilizo o turibulo!!
    eu fico mutio feliz de nos mulheres estarmos atingindo o nosso lugar dentro e fora da igreja...

    ResponderExcluir
  7. olah sou cerimoriario acho estranho meninas de cerimoriarias acho q existem funçoes mas apropriadas para elas como turiferaria librifera ceroferaria baculifera mitrifera navetera entre ouitras pois uma menina vestida de batina utilizando cledima fica meio estranho ........... mas sem preconceitos se vc for menina e for cerimoniaria fique orgulhosa pois voce é uma das poucas.

    ResponderExcluir
  8. Amigo, quero comentar o que você escreveu acima:

    Primeiro, vamos deixar claro que sou homem rsrsrs

    Depois dizer que a Liturgia não pode ser levada apenas pela aparência, ou como você mesmo disse, "uma menina vestida de batina utilizando cledima fica meio estranho"

    A Liturgia, ao contrário do que muitos pensam, não é machista! Quando às meninas foi permitida a participação no Grupo de Coroinhas/ Acólitos, também a elas foram permitidas desempenhar toda e qualquer função.

    Um abraço e continue comentando em nosso blog.

    ResponderExcluir
  9. GRAÇAS A DEUS NÃO TEMOS ESSE TIPO DE POBLEMAS NA NOSSA PAROQIA TEMOS OUTROS MAS ESSE, VEJO E TODA COMUNIDADE TAMBEM COM BONS OLHOS AS A COLABORAÇÃO DA DAS MENINAS NAS CELEBRAÇÕES...PAZ E BEM

    ResponderExcluir
  10. Olá, aqui em curitiba-PR, com algumas excessões de paróquias que não seguem as normas da arquidiocese, Cerimoniário é exclusivamente um HOMEM, pois tem que ser designado pelo bispo.
    Aqui acontecem absurdos, como uma menina usar batina preta, todo mundo que entende um pouco de liturgia sabe q ela é exclusiva para seminaristas.
    Eu sou coordenadora do meu grupo, ainda sirvo como acólita (Começei como coroinha em 97). Quanto a turibulo, e outras funções, não existe problema nenhum que seja desempenhada por mulheres/garotas. Agora garotas estando no presbitério e onde não há um seminarista responsável, ela pode exercer as funções de um cerimoniário se o pe. assim quiser e é claro que não é delegado as mulheres o titulo de cerimoniário.

    ResponderExcluir
  11. @Comunidade Beato José de Anchieta,

    Primeiro de tudo, fico feliz por sua visita ao Portal do Acólito. Espero contar sempre com seus comentários, sugestões críticas construtivas.. enfim, com a sua participação.

    Gostaria de comentar o seguinte: quando falo cerimoniário na verdade não trago em cheque a função prorpiamente dita, mas a tarefa da organização da missa. Uma tarefa não tão formal, que precise ser "instituída". Sobre a questão do turíbulo, usei esse termo para chamar a atenção dos leitores do nosso Blog. Na verdade quis dizer que desde que a função de Coroinha foi "aberta" à mulheres, elas podem sim desempenhar funções tanto quanto os homens.

    Existem funções que a mulher não pode realizar. Entretanto não dentro do Grupo de Coroinhas, pois coroinhas são iguais.

    O que você acha?

    ResponderExcluir
  12. Pois bem, aqui na minha paroquia, só pode ser turiferario, ou qualquer função cerimonial só meninos, porque achamos ridiculo uma menina de batina preta, não que seja machista, lembrando, os doze apostolos de Jesus todos eram homens, acredito que no grupo de coroinhas, as meninas devem assumir mais a parte administrativas, enquanto os meninos mais as cerimoniais, e eu sou o coordenador paroquial dos turiferarios, somos 14, usamos batina tambem, sou de Manaus, paroquia sao josé, um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente em minha paróquia São Pedro e São Paulo são aceitos apenas meninos para o ministério do acolitato e por este motivo tive que migrar para outra paróquia a Santo Antônio de Lisboa, em um bairro um pouco distante do meu. Puro preconceito!

    ResponderExcluir
  14. Olá, estou comentando sobre o que a "nossa senhora da luz" disse mais acima, não achei certo a afirmação: "porque achamos ridiculo uma menina de batina preta". Gostaria de comunicar que a batina preta é reservada para seminaristas(que estão se preparando para serem sacerdotes) e padres; Logo, não só é ridiculo uma menina usando batina preta, como também é ridiculo um menino que não seja seminarista usando uma batina pretatambém!!! O certo é o serimoniario usar batina cinza com a sobrepeliz por cima!!!
    Um grande abraço Francisco Robson, gostei muito dos seus comentárisos....

    ResponderExcluir
  15. No vaticano não é aceito coroinhas mulheres pelo papa isso não existiria ,mas Bento XVI respeita a opnião de alguns bispos : “A Santa Sé não se opõe a que meninas e senhoras sirvam ao altar na qualidade de acólitas (coroinhas). Todavia lembra que sempre será muito oportuno seguir a nobre tradição do serviço ao altar por parte dos meninos."e relaciona isso à questão vocacional: “Isto, como se sabe, permitiu inclusive um consolador desenvolvimento das vocações sacerdotais. Portanto, sempre existirá a obrigação de continuar a sustentar tais grupos de coroinhas.”

    Acólito (ou costumeiramente chamado de coroinha) é a função de ajudar o altar e estar intimamente proximo a santissima eucaristia .É preciso compreender que o ministério do acolitato está intimamente ligado com o Sacramento da Ordem (Sacerdócio ou Diaconato).

    NÃO É NENHUM PRECONCEITO ,MAS É QUE É INACEITAVEL VER MENINAS TRAJANDO BATINAS ,ISSO É RIDICULO POIS É TRAJE ESPRESSAMENTE MASCULINO ,SEJA ELA VERMELHA OU PRETA .TER MENINAS COMO COROINHAS É UM DOS ERROS VINDOS PÓS VATICANO II ,É RIDICULO VELAS LÁ ,OU SEJA AS PEQUENAS PADRAS ,UMA PIADA DE MAU GOSTO!!

    ResponderExcluir
  16. Primeiramente, peço perdão mas Márcio não concordo com você, independentemente de estar bonito ou feio a seu gosto, não vou deixa de servir pelo que os outros pensam, pois o principal motivo é servir á Deus e ser um fiel gurdião da eucaristia.
    Francisco,sou coroinha aqui em Brasília, e gostaria muito de ser acólito, existem outras paróquias aqui que aceitam meninas, mas na minha paróquia não tem nenhuma mulher acólito, só que o pároco nunca disse que não podia, devo perguntá-lo não é?

    ResponderExcluir
  17. olá meu nome é Jeferson eu sou acolito desde o ano passado na paróquia a qual pertence a minha comunidade são permitidos meninas acolitos mas não são permitidas meninas cerimoniarias se eu não me engano no curso que estou fazendo na arquidiocese a cordenadora disse que só se usa a batina os seminaristas, ja o cerimoniario daqui que se eu não me engano é só um para a arquidiocese inteira tem a tunica roxa com a sobrepelis branca e só são aceitos homens

    ResponderExcluir
  18. ñ vejo mal algum em meninas exercerem papeis como de: cerimoniario, acolitos, etc. pq ñ?
    mas dependendo da paroquia, ñ tem nada a ver as meninas serem discriminadas, já que muitas vezes são as mais criativas. sou acolita, e to me preparando pra fazer curso de cerimoniaria, sou quase coodenara do meu grupo e sou a mais esforçada do meu grupo, ñ vejo problema algum em meninas no presbitério.

    ResponderExcluir
  19. Eu sou cerimoniaria da minha paróquia uso batina preta sobrepeliz branca sou coordenadora do grupo dos atuais coroinhas e ajudante da coordenadora dos novos coroinhas gosto muito do que sou e digo a todas conversem com seu pároco e tentem incluir meninas na funçao de cerimoniaria pois é uma bela função.

    ResponderExcluir

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!