19 de abr. de 2010

Comunhão diretamente na boca


Essa postagem foi extraída do Grupo Formação Litúrgica,
em nossa Rede Social. O Grupo é mantido 
por Emanuel Jr, que nos fala sobre o assunto:

Ensina-nos a Igreja que o Santíssimo Sacramento é a Presença Real de Nosso Senhor Jesus Cristo, em Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Por isso, falando a respeito do ato de receber o Corpo de Nosso Senhor diretamente na boca, a Santa Igreja, na instrução Memoriale Domini, de 29 de maio 1969 (posterior ao Concílio Vaticano II, portanto), recomenda:

"Levando em conta a situação atual da Igreja no mundo inteiro, essa maneira de distribuir a santa comunhão deve ser conservada."

12 de abr. de 2010

Dúvida - As fitas do Missal:


Dia desses me perguntaram sobre as fitas do Missal:


Administrador/ suporte disse...
Gostaria da saber o siginificado das fitas coloridas no missal. Alguns são fitas verde e vermelha, outros tem verde, vermelha e azul. Parecem não seguir um padrão dependendo do ano. Mas afinal como utilizar a marcação do missal com as fitas corretamente? qual o significado das cores?


Como não sabia sobre o assunto fui pesquisar e acabei encontrando essa pequena apostila com 6 páginas que falam muita coisa sobre o Missal, além de ser direcionada justamete para acólitos.

Indico a leitura dessas 6 páginas sobre o Missal:

Clique aqui para baixar esta apostila.



Sobre o Autor:
Francisco Robson Francisco Robson, Coroinha/ Acólito de 1997 a 2008. Gosta de Liturgia e Bíblia. É Historiador e nerd assumido. Saiba mais clicando aqui ou me seguindo no Twitter: @Robhym