1 de set. de 2010

São Domingos de Val. Patrono dos Acólitos e Coroinhas da Espanha

  Acompanhe as postagens dos santos clicando na categoria: Santos Patronos


Foi coroinha da Catedral de São Salvador de Zaragoza,Espanha, sendo vítima de um assassinato ritual de judeus no dia 31 de agosto de 1250. Tornou-se símbolo da perseguição dos judeus espanhóis aos cristãos.
Domingos era filho de Sancho de Val, notário, e Isabel. Aos sete anos foi enganado pelo judeu Albayuceto que, com outros companheiros, trataram de repetir a Paixão de Cristo e o crucificaram em uma parede com três cravos, de braços abertos. Após isso o decapitaram e cortaram os pés, escondendo o corpo nas margens do Rio Ebro. Uns pescadores, vendo luzes estranhas, avi-saram às autoridades, que encontraram o corpo enterrado no local de onde saíam às luzes.
Os restos mortais do santo foram levados para a Igreja de São Gil e mais tarde para a catedral, onde existe a Capela de São Domingos de Val, local de veneração das relíquias.
Domingos foi canonizado e é considerado padroeiro dos Acólitos.

Também foi criada uma confraria de lavradores para celebrá-lo e come-morá-lo. A confraria foi renovada em 1496, ano em que os restos mortais do menino foram transladados da Capela de São Vicente para a sacristia. Mais tarde foram levados para a Capela do Espírito Santo, onde ficaram até 1671, ano de criação de sua própria capela, ainda hoje existente.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!