19 de abr. de 2010

Comunhão diretamente na boca


Essa postagem foi extraída do Grupo Formação Litúrgica,
em nossa Rede Social. O Grupo é mantido 
por Emanuel Jr, que nos fala sobre o assunto:

Ensina-nos a Igreja que o Santíssimo Sacramento é a Presença Real de Nosso Senhor Jesus Cristo, em Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Por isso, falando a respeito do ato de receber o Corpo de Nosso Senhor diretamente na boca, a Santa Igreja, na instrução Memoriale Domini, de 29 de maio 1969 (posterior ao Concílio Vaticano II, portanto), recomenda:

"Levando em conta a situação atual da Igreja no mundo inteiro, essa maneira de distribuir a santa comunhão deve ser conservada."



A prática tradicional que a Igreja adota há vários séculos é que os fiéis recebam o Corpo de Nosso Senhor diretamente na boca. Entretanto, existe hoje a concessão para que se receba o Corpo de Nosso Senhor na mão. Assim, em matéria moral, é lícito tanto receber o Corpo de Nosso Senhor na boca como na mão. Porém, a recomendação oficial do Santa Igreja é que se conserve a prática de receber Nosso Senhor na boca. E as normas litúrgicas são bem claras em afirmar que “os fiéis jamais serão obrigados a adotar a prática da comunhão na mão." (Notificação da Sagrada Congregação para os Sacramentos e Culto Divino, de Abril de 1985). Não tem, pois, um sacerdote o direito de se negar a ministrar o Corpo de Nosso Senhor na boca.

A pergunta é: você recebe a comunhão como? Na sua Paróquia existe formação nesse sentido?





Sobre o Autor:
Francisco Robson Francisco Robson, Coroinha/ Acólito de 1997 a 2008. Gosta de Liturgia e Bíblia. É Historiador e nerd assumido. Saiba mais clicando aqui ou me seguindo no Twitter: @Robhym



4 comentários:

  1. Na minha Paróquia podemos receber a comunhão das 2 formas.
    Já fui em várias paróquias e nunca vi o padre se negar a dar a comunhão na boca. Muitos deles até preferem.
    Mas já ouvi padres dizerem que há padre que se nega a dar a comunhão na boca.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Danton, também nunca vi um padre se negar a dar a comunhão ditetamente à boca de alguma pessoa.

    Eu que agradeço por sua visita. Volte sempre ao nosso Blog. No menu Todos os Artigos existe muita coisa que você pode ler, para se aprofundar mais.

    Abraços!!!

    Fco Robson

    ResponderExcluir
  3. Bom lá na comunidade no qual eu participo a comunhão para os que estao servindo o altar, como leitores, animador, acolitos, ministros, todos recebem a comunhão na boca, agora para a assembleia há aqueles que comugam na mão e há aqueles que comungam na boca.

    ResponderExcluir
  4. Bom ver esse texto postado aqui.

    Quanto a ver esses abusos de negar a comunhão direto na boca, eu já várias vezes em diversos lugares. Infelizmente é mais comum que parece. Pelo já sabemos o que é mais recomendável, já que existe a possibilidade se comungar sem ser diretamente na boca.

    Fica a pergunta: normalmente, quando vocês estão simplesmente assistindo à missa, vocês comungam como?

    ResponderExcluir

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!