18 de abr. de 2011

Semana Santa

 Semana santa, é a semana em que se recorda a paixão, morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. Dá-se inicio à semana santa no Domingo de ramos, onde Jesus entra em Jerusalém e é aclamado com ramos de palmeiras e oliveiras. Termina no domingo da ressurreição (Páscoa)
de nosso Senhor Jesus Cristo que é o dia da passagem de Jesus para o Pai. Os principais dias celebrativos são: o Domingo de Ramos, a Quinta-feira Santa, a Sexta-feira santa (ou sexta-feira da Paixão), o Sábado Santo (ou Sábado de Aleluia) e o Domingo de Páscoa.

16 de abr. de 2011

São Félix de Nicósia (OFMCAP)

O Beato Félix de Nicósia nasceu em Nicósia, na Sicília, a 5 de Novembro de 1715, recebendo no baptismo o nome de Tiago Amoroso. Filho de uma família muito pobre, aprendeu muito cedo a arte de sapateiro, exercendo depois tal ofício, até à idade de 28 anos. Foi, deste modo, a principal fonte de sustento para a sua família.
Entrou muito novo para a Ordem Franciscana Secular. Após muitas recusas, ao atingir a idade de 28 anos, foi recebido pelos Capuchinhos. Desde o início, manifestou exemplo admirável de santidade, obediência, mansidão, espírito quase inaudito de penitência. A devoção à Eucaristia, à Imaculada Conceição e a São Francisco foram a grande luz da sua vida.
Após o noviciado, foi destinado ao Convento de Nicósia, sua terra, sendo ali encarregado do quintal, cozinheiro, sapateiro, enfermeiro, porteiro e sobretudo esmoleiro até ao dia da sua morte.