28 de fev de 2010

Dia 3 – Lista de objetivos que realmente funciona

alvo




Os artigos desta Campanha estão listados aqui:






Dia 3 – Lista de Objetivos que realmente funciona

Quer traçar um plano de objetivos para seu blog que de fato funcione? Bom, o que vamos falar aqui, pelo menos vai fazer com que você tenha mais chances de realizar aquelas listinhas de objetivos que fazemos para o Grupo todo o ano.

Índice - Quaresma: 40 dias de penitências para salvar seu Grupo

Segue abaixo o índice com os artigos da Campanha "Quaresma? 40 dias de penitências para salvar seu Grupo", que tem como meta principal ajudar na melhor organização e andamento do seu grupo. Todos os dias trarei uma nova postagem tratando de assuntos relevantes a Grupos de Acólitos/ Coroinhas, orientando para uma melhor coordenação do ministério.


27 de fev de 2010

Dia 2 – Para onde seu Grupo está indo?

indo



Os artigos desta Campanha estão listados aqui:




O Carnaval  já passou o grupo já comemorou, houve um período de recesso bom (ou não…).
Mas você sabe para onde seu Grupo está indo?
Ou melhor, você fez algum planejamento para seu Grupo neste anos de 2010? Coordenador (a), você já parou em algum momento para pensar no que vai fazer para seu grupo este ano? Fez alguma lista de objetivos?
Infelizmente alguns fatores nos levam a não conseguirmos realizar quase nada do que planejamos:
  • Pensamos em objetivos muito vagos, como:
conseguir mais 10 coroinhas para o grupo, realizar um retiro, etc. Veja bem: se você realizou um retiro, mesmo um encontro que surtiu pouco efeito na vida dos membros do grupo você alcançou seu objetivo, certo?
Esse objetivo alcançado é meio inútil não é?
  • Porque os objetivos não são tão motivadores quanto pensamos:
Aprendi que nós só realizamos dois tipos de objetivos: aqueles que nós somos obrigados a realizar e aqueles que temos entusiasmo em realizar.

Vamos seguir no mesmo exemplo do retiro, eu te pergunto:

“realizar um retiro te enche de entusiasmo?” Para algumas pessoas eu posso apostar que não. Quando nos entusiasmamos com alguma coisa, buscamos agir de forma imediata para a realização de tal objetivo.
Realizar um retiro é um objetivo que praticamente somos obrigados a realizar todo ano, está dentro da rotina de um grupo de acólitos.
  • Porque os objetivos tendem a se perder no cotidiano da nossa vida:
Já percebeu que todo ano é a mesma coisa: pensamos num bocado de coisa, planejamos, estamos cheios de planos, até que passa o entusiasmo e acabamos esquecendo do que pensamos. Então lá se foram nossos objetivos.
  • Porque, muitas das vezes, não sabemos como vamos cumprir nossos objetivos:
Falando de novo no nosso exemplo: a coordenação decidiu realizar um retiro. E agora?
Viu como nossos objetivos são vagos?
E ainda existem outros motivos que nos levam ao fracasso, que conhecemos bem: preguiça, falta de “pés-no-chão” e inúmeras outras coisas.
Falei demais, agora volto a te perguntar:
Você sabe para onde quer levar seu Grupo de Coroinhas?
Se a resposta for “não” ou “um pouquinho”, “mais ou menos”, nos acompanhe amanhã que vou ver o que posso fazer para traçar um bom planejamento para que realmente possamos realizar um bom plano para o nosso grupo em 2010.
Mas, desde já, digo que só vamos conseguir fazer isso se cada um queira esforçar-se por seu grupo. Mas sei que você quer o melhor para o seu Grupo.


      26 de fev de 2010

      Dia 1 – Vamos fazer uma avaliação?

      Avaliacao_01
      Nesse primeiro dia da campanha “Quaresma: 40 dias de penitências para salvar seu Grupo”, trataremos de fazer uma avaliação do nosso Grupo e das nossas atitudes enquanto coordenação. Essa avaliação pode ser feita tanto somente entre a coordenação do Grupo ou de forma mais democrática, aberta a todos membros do Grupo.
      Mas o que é avaliar?
      É, de forma bem simplória, analisar. É medir, pensar, refletir… Observar o que se tem feito ou aquilo que não foi possível ser realizado, buscando descobrir sempre os motivos da não realização.
      Porque avaliar o Grupo?
      Justamente para tomarmos conhecimento se o que planejamos anteriormente foi concretizado e, se não foi, conhecer os “porquês” desse fato.
      O que o Grupo ganhará com essa avaliação?
      A partir de uma boa avaliação a coordenação do Grupo poderá saber em quais pontos errou ou não foi tão eficaz. Conhecer nossos pontos fracos, nossas limitações faz com que não repitamos os erros anteriores.
      Chega de conversa. Vamos avaliar agora:
      Vou propor uma dinâmica para que a coordenação ou todo o Grupo avalie alguns aspectos do Grupo de Coroinhas. Vamos lá?!
      Dinâmica de Avaliação
      Material: Cartaz em papel ou cartolina, pincel ou similar.
      Descrição:


      • Faz-se um cartaz numa cartolina, como mostra a figura abaixo:
      Sem título 1
      A coordenação do Grupo poderá anotar os pontos que desejam que sejam avaliados: comportamento, escala, frequência nas reuniões, etc.
      • Com o pincel, cada participante da avaliação vai até ao cartaz e marca um “X” em cada item, orientando-se pelas carinhas, expressando sua avaliação sobre o grupo.


    • Em plenário, observa-se cada item; que tipo de carinha cada item ganhou mais. Podem ser feitos comentários em relação a esta avaliação.




    • Reúna seu Grupo, faça esta dinâmica e me diga depois os resultados, através dos comentários desta postagem.
      Este foi o primeiro dia da campanha Quaresma de Salvação do seu Grupo. Participe dos demais dias. Fique atento.

      25 de fev de 2010

      Quaresma: 40 dias de penitência para salvar seu grupo.

      Vamos passar a quaresma e mais alguns dias tentando salvar o seu Grupo ou mesmo aperfeiçoar o que já vem dando certo? Essa foi uma dica quase subliminar do Felipe Cunha. Através do Twitter ele me mostrou a série de artigos que me motivou a criar este período de penitências pequenos sacrifícios para salvar o seu Grupo de Coroinhas/ Acólitos:

      [Ferramentas Blog]

      Daí pensei: porque não criar uma campanha parecida para ajudar meus queridos e amigos coordenadores (as) na difícil tarefa de coordenar um Grupo de Coroinhas?

      Então,  a partir de hoje e nos próximos 40 dias espero a sua companhia (visita, comentários, discussões e divulgação) para que possamos realizar este projeto de colaboração, em que muitos coordenadores serão ajudados na coordenação de seus grupos.

      Porque o meu Grupo precisa de ajuda?

      Com toda certeza você sabe o que é Quaresma: tempo de arrependimento de nossas falhas, pecados; tempo para encontrar uma vida nova para nós e para o nosso Grupo (porque não!!).

      Pode não ser o seu caso, mas muitos grupos estão tomados pelo abandono, pelo descaso de seus membros e até mesmo coordenadores, ou até dos próprios párocos, que não veem mais saída, senão extinguir o Grupo. Noutros casos, existe uma inexperiência ou falta de preparo de coordenadores que estão assumindo um Grupo pela primeira vez.

      Mas saiba que o seu Grupo tem salvação!!!

      A primeira coisa a fazer é: reconhecer que temos falhado ao dirigir as atividades do grupo. Mesmo que não saibamos onde temos errado. Mas estes 40 dias serão tempo para encontrarmos "uma luz no fim do túnel" para nós e para nosso ministério.

      Espero, então, por você a partir de amanhã quando começaremos o nosso primeiro dia de artigos em busca da salvação do nosso grupo.

      Para não perder nenhum artigo no decorrer desses dias você pode: 

      • Assinar nosso Feed gratuitamente e receber nossas atualizações por email ou leitor de feeds, através da ferramenta:
      Digite o seu e-mail:


      Portal do Acólito
      Mas tudo que você tem a fazer é ler diariamente a postagem referente ao dia desta campanha e colocar em prática. Não são receitas prontas nem tutoriais passo-a-passo. Tudo dependerá muito da realidade do seu Grupo, da sua paróquia ou comunidade. Mas são dicas valiosas na busca de melhorar o seu Grupo de Acólitos/ Coroinhas.

      Não esqueça de ter sempre em mãos papel e caneta.

      Divulgue esta campanha para os seus amigos, no orkut, no twitter... Até breve!!!

      Faça parte da nossa Comunidade no Orkut

       

      orkut

      Amigos e amigas, gostaria de convidar todos vocês a fazerem parte da Comunidade [Blog] Portal do Acólito, no Orkut.

       

      Vamos organizar esta comunidade da melhor forma possível, por isso já estou pensando em convidar alguns moderadores e alguns autores também para o nosso Blog.

       

      Vamos lá!!! Participe!!!

      Clique aqui

      23 de fev de 2010

      Já visitou nosso FotoBlog hoje?!


      Já visitou o nosso Fotoblog? Já comentou? O que está achando das fotos? Vamos lá, visitem, participem, Mandem suas fotos para fr.roque@uol.com.br.

      (clique no link acima) 
       
      Hoje a noite colocarei mais fotos e vou convidar um dos nossos comentaristas (menino ou menina) para nos ajudar nesse projeto. 

      Quem será?!


      Até breve!!!

      17 de fev de 2010

      Campanha da Fraternidade 2010:


      A Campanha da Fraternidade 2010, pela terceira vez realizada de forma ecumênica, começa hoje e tem como objetivos:

      Objetivo geral: Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão.

      Objetivos específicos: 
       
      1. Sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar todas as pessoas que a constituem;
      2. Buscar a superação do consumismo, que faz com que ‘ter’ seja mais importante do que as pessoas;
      3. Criar laços entre as pessoas de convivência mais próxima em vista do conhecimento mútuo e da superação tanto do individualismo como das dificuldades pessoais;
      4. Mostrar a relação entre fé e vida, a partir da prática da justiça como dimensão constitutiva do anúncio do evangelho;
      5. Reconhecer as responsabilidades individuais diante dos problemas decorrentes da vida econômica, em vista da própria conversão.

      16 de fev de 2010

      Fotoblog do Portal do Acólito - visite e envie fotos do seu Grupo



      Como prometido há poucos minutos, criei o fotoblog (Blog de Fotos) do Portal do Acólito.

      Fiz isso por ser mais cômodo, pois postar muitas fotos num blog acaba deixando-o mais "pesado" demora mais ra carregar o blog.

      Visite, comente as fotos, diga o que você achou e enriqueça o nosso Fotoblog com as fotos do seu Grupo.

      (clique no link acima)


      Fotos do Grupo de Coroinhas de Capão Bonito - SP


      Meu nome é Alex, sou acolito da Paróquia São Paulo Apostolo de Capão Bonito, Diocese de Itapeva.
      Somos um grupo muito unido, todos gostamos muito de servir o Altar. Alem de servirmos em nossa paróquia, sempre que podemos, vamos a outras paróquias também aqui na diocese, pois gostamos muito do que fazemos, e fazemos de coração, por isso, ajudamos os nossos irmãos acólitos, independente da paróquia.

      Temos um vídeo nosso, na última Ordenação Presbiteral que houve aqui na matriz, ele está no Youtube:


      Mais fotos do Grupo:


      Envie fotos do seu Grupo para o meu email: fr.roque@uol.com.br que postaremos aqui.

      Como são muitas fotos criarei ainda hoje um fotoblog (blog de fotos)

      14 de fev de 2010

      Fotos de Grupos de Coroinhas - Mande a sua também

       A Carina C. S. da Silva nos enviou as fotos do grupo dela. Veja o que a Kary fala do seu Grupo:

      Somos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Capão Bonito - SP; Temos um grupo de aproximadamente 40 acólitos. Nosso Pároco, Padre Élcio, não faz escala. Cada missa vai quem quer, sendo que nas Solenidades temos um número bem grande de acólitos nas missas. Temos 6 Turiferários no momento: Camila, Jéssica, Cláudia, Luciano, Rodrigo e Diogo. E 3 Cerimoniários: Carina, Rodrigo e Diego. Esses dias tivemos a feliz noticia que nossa amiga Jaqueline iria para o convento.(ela eh a Ceriferária da primeira foto, a esquerda da turiferaria).



      Envie você também as fotos do seu grupo para o meu email: fr.roque@uol.com.br



      8 de fev de 2010

      Envie a foto do seu Grupo que postaremos aqui:


      Tire uma ou mais fotos de algum momento do seu grupo (missa, reunião, festinha, passeio, etc.) e envie para nosso email (fr.roque@uol.com.br) que irei postar as fotos para que todos possam ver aqui no Portal do Acólito.

      Vamos lá!! Capricha, hein?!

      4 de fev de 2010

      Falta de postagens no Portal do Acólito? Eis os motivos:

      Gente, estou há alguns dias sempostar aqui no Portal do Acólito. Estou em época de provas na faculdade, por isso estou dedicando maior tempo aos estudos, além de que tenho um concurso pela frente.

      Mas vou continuar amanhã com uma nova postagens sobre milagres eucarísticos. Além disso vem novidades por aí.

      Continue visitando nosso blog pois ele possui um cointeúdoo de mais de 100 postagen/ artigos que muito te ajudarão na sua caminhada e na de seu grupo.


      Clique aqui e veja a lista com todos os artigos deste blog.

      Até mais!!!