28 de jun. de 2009

Socorro!!! Meu Grupo está acabando

 
{{clique na imagem para ampliar}}
Mais uma vez visitando e opinando em comunidades no orkut que tem como objeto principal o Coroinha/ Acólito, deparei-me com o desespero de um dos membros ao falar sobre o seu grupo. Na imagem acima ele cita algumas dificuldades que o grupo está enfrentando e que demonstram o desinteresse dos membros.


Mas o que fazer quando o grupo vai mal, quando os membros estão desinteressados?


Antes me responda algo que parece óbvio: Se você continuar fazendo o mesmo que vinha fazendo o que acontecerá com o grupo? Certamente ele acabará de vez. 


Portanto a ideia principal é fazer algo diferente, inovador para o grupo.


A Izabella falou muito bem o que deve ser feito:



  • Tornar as reuniões interessantes, menos enfadonhas. Para isso, utilizar dinâmicas, jogos, etc.
  • Convidar novas pessoas para participar do Grupo.
  • Divulgar o grupo com cartazes que convidem os adolescentes e jovens a se tornarem um como vocês.
  • Não explorar os coroinhas no serviço do altar. Ou seja, não colocar um coroinha para "ajudar" praticamente todos os dias da semana.
Eu assino embaixo e acrescento :


  • Faça uma gincana Bíblica ou Litúrgica;
  • planeje e execute um dia de lazer.
  • convide pessoas novas para falar aos coroinhas, por exemplo, numa formação.
  • Abra o jogo: pergunte aos coroinhas o motivo da falta de interesse.
  • Faça uma reunião com os pais.
E principalmente, converse com o pároco. Ele lhe ajudará muito neste processo.


Outra coisa que julgo muito importante pensar é quanto ao número de coroinhas. Não é porque o grupo tem apenas 6, 8 ou 10 coroinhas que ele está acabando. Muitas vezes (mas muitas mesmo!) um número de até 15 ou 20 coroinhas é ideal para o grupo. O que realmente importa é como os membros participam do grupo e não quantos são.


Por fim, segue abaixo o link para algumas dinâmicas, jogos, apostilas para melhorar a cara do grupo, desde as reuniões e passando pela realização de um retiro.
Se nada disso der certo, amanhã ensinarei a você como fazer o velório do seu grupo. Aguarde!

26 de jun. de 2009

Encontro de acolhida de novos coroinhas


 
Participe da Promoção do Portal do Acólito e ganhe o livro abaixo. Clique no livro e saiba como ganhá-lo!



Desde o dia XXXX estamos falando da preparação de novos coroinhas. Hoje falaremos sobre a acolhida das pessoas que desejam ser coroinhas. Já falei que se deve realizar um curso de preparação com os temas que especifiquei aqui no blog. A ideia é iniciar este curso de preparação com um encontro inaugural, com uma forte acolhida aos candidatos.


Mas o que fazer neste encontro?


1º - Se o grupo já possui coroinhas, ou seja, não será fundado a partir deste encontro, que sejam designados "anjos" entre os veteranos. Os anjos serão os veteranos que acompanharão a formação dos novatos, esclarecendo dúvidas, fortificando a formação... 


2º - Vamos pensar no que pode haver neste encontro:


  • A presença do pároco é importante;
  • A presença dos pais é dispensável, porque este é um momento apropriado para que o grupo conheça os candidatos por eles mesmos. A presença dos pais pode não favorecer o "clima" do primeiro contato. Mas sabemos que uma reunião com os pais e responsáveis dos candidatos é indispensável e deve ser feita o quanto antes, ou até mesmo antes deste encontro de acolhida.
  • Que tema tratar? Indico a Vocação como ema central do primeiro encontro. Vocação é chamado. Cada candidato que se dispõe a ser coroinha não está aqui por acaso, mas porque houve um convite. É um momento propício para entender o chamado de Deus ao ministério de Acólitos e a resposta que foi dada por cada criança adolescente ou jovem presente neste momento.
  • Planejamento, organização e dinamização são primordias para que o encontro aconteça da menor maneira possível.
  • Por fim, esta acolhida deve ser a hora de apresentar o coroinha: Quem é o Coroinha? O que faz um Coroinha? Também apresentar a estrutura do grupo: Número de coroinhas, a idade destes, etc.
  • Também deve ser apresentado o programa do curso de preparação: dias, horários e locais dos encontros, temas, formadores, material de estudo, etc.
Na próxima postagem do blog, irei propor a PROGRAMAÇÃO DO CURSO DE PREPARAÇÃO. 

22 de jun. de 2009

Como comentar os artigos do blog:

Venho notando que recebo mais emails do que comentários aqui no blog. Muitos emails de elogios e alguns de sugestões, como a do Felipe Cunha para que eu criasse e disponibilizasse apostilas de formação para coroinhas. Felipe, sugestão aceita e já implantada aqui no Blog.


No entanto, um dos itens que oferecem mais credibilidade e acessos ao blog é, sem dúvidas, o comentário.


Estou tentando uma melhor forma de tornar mais fácil os comentários aqui no blog. Logo logo esta opção estará mais visível a todos. Por enquanto vou mostrar como você pode deixar seu comentário aqui.


Ao ler a página de um dos artigos do Portal do Acólito, você verá no final um link com o título "Postar um comentário", como na figura abaixo:

Ao clicar no link "Postar um comentário" uma janela popup será aberta e nela você digitará o seu comentário no campo em branco:
 
Lembre-se que é preciso escolher um dos tipos de identidade:
  • Blogger - Se você possui um blog no Blogger.
  • OpenID - Identificação do seu blogger.
  • Nome e URL do seu blog/ site.
  • Anônimo.

Para finalizar e enviar o seu comentário, clique em "Publicar comentário" e aguarde a aprovação do autor do blog.

Agora você já sabe como publicar e eu já corrigi o erro que impedia os comentários no Portal do Acólito.



21 de jun. de 2009

Apresentamos a nossa primeira APOSTILA DE FORMAÇÃO



Apostila #01 -  Preparação de Retiros Espirituais
Amigos (as),


Ontem reuni todos os artigos que tratam da preparação de Retiros Espirituais para Coroinhas que já publiquei aqui no Blog numa Apostila. A cada 15 dias farei uma apostila como esta. Veja as informações abaixo e faça o download nos ícones de acordo com o formato que você preferir:

Ficha Técnica:


Título: Preparação de Retiros

Formatos e Tamanhos dos arquivos: 
  • Word 2007: 544 Kb
  • Zip: 516 Kb
Páginas: 16 
Criador: Francisco Robson (Portal do Acólito)



{{ Clique na imagem do formato de sua preferência para iniciar o download }}

20 de jun. de 2009

Quais temas tratar no Curso de Preparação

Vamos iniciar a etapa de planejamento do curso de preparação de novos coroinhas. 


Primeiro que tudo, é importantíssimo lembrá-lo que todas as decisões sobre o curso devem ser tomadas pela coordenação em acordo com o pároco. Este precisa tomar todos os conhecimentos necessários para que a preparação aconteça eficazmente. Portanto, a primeira coisa a fazer é conversar com o padre e apresentar todas as propostas que vocês têm para a realização do curso de preparação.


Na primeira postagem sobre o assunto eu deixei algumas opções de temas a serem formulados durante as formações. Agora vamos falar de cada um deles:


Relações Humanas:


Muito provavelmente os candidatos ao ministério de acólitos não se conhecem ainda. Nesta primeira etapa da preparação, o Grupo desenvolverá formas de relacionamento entre os novatos. Algumas dinâmicas facilitam este processo.
Também é nesse momento que os novatos devem tomar conhecimento do que é ser coroinha, da história do grupo, da vida dos patronos, como é o grupo que eles participarão, entre outras coisas.


Bíblia:


Não preciso dizer que a Bíblia é o principal modo de estudo do cristão. Portanto, nesta segunda etapa de formação os novatos deverão tomar conhecimento da Bíblia: O que é a Bíblia, quem a escreveu, as partes da Bíblia, quando, onde e em que línguas foi escrita, como ler a Bíblia, como ler as citações bíblicas, etc.
Sabemos que muitos dos temas que serão tratados ao longo da preparação farão uso constante das passagens e textos bíblicos. Daí a importância de o primeiro tema a ser tratado ser a Palavra de Deus.


Doutrina:


É preciso que as crianças, adolescentes e jovens que desejarem fazer parte do grupo de Coroinhas, conhecem as normas da religião a que fazem parte. Este é o momento de falar sobre o Credo, os sacramentos e outros assuntos ligados a Doutrina da Igreja católica.



Mariologia:


Nesta etapa deve-se incutir nos meninos e/ ou meninas a devoção à Maria, Mãe de Jesus. É hora de falar dos dogmas, das passagens da Bíblia que versam sobre Nossa Senhora, os vários nomes dados à Mãe de Jesus, etc.




Espiritualidade:


Aqui a oração entra em cena. Mas espiritualidade não quer dizer somente oração. É importante tratar sobre temas do cotidiano, de acordo com a idade, à luz da Fé Católica, como: aborto, drogas, prostituição infantil... É momento também de rezar a vida com ações práticas. Lembremos o significado da palavra ORAÇÃO = ORAR + AÇÃO. É momento propício de aflorar a missionariedade e evangelização dos futuros coroinhas.


Liturgia:



A formação Litúrgica deverá ser organizada em duas etapas: teoria e prática. Na área teórica serão estudados os mais variados assuntos relacionados à liturgia:
  • o que é a liturgia;
  • o Concílio Vaticano II;
  • os símbolos, posturas e gestos litúrgicos;
  • o Ano e as cores Litúrgicos;
  • a participação do Coroinha passo a passo na celebração litúrgica;
  • e muitos dos assuntos de que trato aqui no Portal do Coroinha e que o grupo pode usar nos encontros de formação.
Na prática os novatos poderão já desempenhar os serviços no altar que futuramente desempenharão. Acompanhados um a um por um coroinha mais experiente e pelo padre, o novato ajudará na missa como forma de praticar aquilo que vem aprendendo durante a formação. 


DICA: o grupo organize uma escala diária para as missas em que sempre haverá uma dupla de um coroinha veterano e um novato que está em preparação.


Por fim, quero informar duas coisas:


  1. Os cursos de formação que realizamos em nossa paróquia tiveram sempre a duração de 6 meses: fevereiro/ março 
  2. e a vestição foi realizada sempre no último domingo do mês de agosto (dia das vocações);

17 de jun. de 2009

Porque preparar novos coroinhas



Ontem deixei alguns questionamentos a respeito da preparação de novos coroinhas. Hoje vamos pensar nas respostas que podemos dar - segundo a realidade de cada grupo - a estas perguntas.


  • Porque o Grupo/ Paróquia deseja admitir novos coroinhas?  A paróquia realmente está precisando de novos coroinhas? Os que já existem não são suficientes?


É importantíssimo pensar se realmente é necessário admitir novos membros no Grupo de Coroinhas. É importante não "encher" o grupo de membros. Pensar na qualidade e esquecer um pouco a quantidade deve ser o primeiro e essencial passo a ser dado. Sabemos que em muitas paróquias existem muitos candidatos que desejam fazer parte do ministério de coroinhas. Infelizmente na maioria das vezes não é possível aceitar todas as pessoas que queiram fazer parte do grupo.


É importante lembrar que Jesus deu o exemplo: preocupado também com a evangelização das multidões Jesus formou um pequeno grupo, os apóstolos, aos quais transformou-os numa verdadeira família. Um grupo com até 25 coroinhas é o ideal. Mais do que isso poderia ocasionar a construção de "panelinhas" dentro do grupo, e os problemas disso todos já conhecemos.


  • Na comunidade existem pessoas (crianças, adolescentes e jovens) que queiram ser coroinhas?

A realidade de cada pessoa que visita este blog é diferente. No seu grupo pode haver meninas e no de outra pessoa não. Num grupo de uma determinada paróquia existem 30 coroinhas; no de outra comunidade somente há 7 coroinhas.


Pensando nisso formulei esta pergunta. É preciso saber antecipadamente se existem crianças, adolescentes, jovens interessados e desejosos em aderir ao grupo. algumas vezes um parente de um coroinha espera a oportunidade de "entrar" para o grupo. Esta é a hora de saber quem vamos captar (chamar, convidar, convocar) para fazer parte do Grupo.

  • De que forma o grupo pode realizar encontros de formação?


Esta é a hora de definir como será o processo de formação dos novos coroinhas. Encontros de formação semanais, duas vezes por semana, quinzenais, mensais... como será? Será numa escola ou na igreja? Quem poderá ser formador (a) no curso? O padre será um dos formadores?


Continue pensando... voltarei depois com mais ideias para o curso de preparação de novos coroinhas.




16 de jun. de 2009

Como preparar novos coroinhas



Proposta de  Curso de formação para novos Coroinhas
Gostaria de iniciar a falar sobre o período de formação/ preparação de novos coroinhas. Aqui irei propor alguns temas e as formas de trabalhá-los para formar novos e bons coroinhas.


Vamos lá?!

Primeiramente vamos elencar alguns temas que podem ser tratados neste curso de preparação:
• Relações Humanas
• Bíblia
• Liturgia (teoria e prática)
• Doutrina da Igreja
• Mariologia
• Espiritualidade

Os assuntos acima citados trarão uma boa base de conhecimentos para que a criança/ adolescente/ jovem que queira tornar-se coroinha, deverá obter para o fim a que se propõe.

Mas antes de preparar novas pessoas para desempenharem o ministério de coroinhas, antes de planejar um curso de formação, é preciso que tenhamos bem definidos os objetivos que queremos alcançar com este acontecimento. Para isso, sugiro respostas aos questionamentos abaixo:

• Porque o Grupo/ Paróquia deseja admitir novos coroinhas?
• A paróquia realmente está precisando de novos coroinhas? Os que já existem não são suficientes?
• Na comunidade existem pessoas (crianças, adolescentes e jovens) que queiram ser coroinhas?
• De que forma o grupo pode realizar encontros de formação?

Juntamente com a coordenação do seu grupo, procure discutir estas questões e aprofundá-las para observar a real necessidade de novos coroinhas em sua comunidade paroquial. Amanhãcomeçaremos a falar do assunto, comentando as perguntas acima. Aproveite e deixe a sua opinião nos comentários desta postagem.


9 de jun. de 2009

Download de Subsídios para seu Grupo

Como prometido, trago mais arquivos para que você possa baixar e utilizar nos encontros e outras atividades do seu Grupo de Coroinhas, e ainda uma Ficha de Acompanhamento Individual do Acólito.


Para baixar os arquivos basta clicar nos itens abaixo:

















8 de jun. de 2009

Religião Esclarecida



A partir de hoje, traremos artigos que buscarão esclarecer nossos leitores, no que concerne à religião e suas vertentes. Vamos viver nesses artigos muitas idéias que representam a visão cristã da vida e das realidades que nos cercam. Serão pequenas resenhas de alguns conceitos que serão apresentados a você de forma acessível.


Procuraremos trazer até você, um conhecimento maior de Deus e o que a ele se relaciona.


Esta série de artigos/ postagens (provavelmente serão mais do que 50), não tem a pretensão de ser um catecismo. Tentará norteá-lo e levá-lo ao diálogo com Deus, com seus irmãos, consigo mesmo, com sua comunidade... com a vida.


Esperamos que este verdadeiro diálogo possa enriquecer sua vida e a dos outros que você encontrar em seu caminho. 


Para começar, vamos falar sobre o tema "Religião", através de 14 artigos:
  • Ciência e Religião;
  • Protestantismo e Catolicismo;
  • Ecumenismo;
  • Igreja e Estado;
  • As religiões;
  • Religião criada;
  • Religião Particular;
  • História e religião;
  • Materialismo e religião;
  • Judaísmo e Cristianismo;
  • A Igreja;
  • Materialismo ateu e religião;
  • Espiritismo;
  • Cristianismo e paganismo.
Este será só o começo de muitos assuntos com o objetivo claro de esclarecer o que de fato pensamos e o que deve ser uma religião. Esperamos contar com a sua presença e participação através dos comentários que expressam o seu ponto de vista quanto ao assunto tratado, sempre à luz da fé. 

No próximo artigo falaremos sobre o primeiro assunto: "As Religiões". Não perca! Até lá!

5 de jun. de 2009

Amanhã mais subsídios para o seu Grupo

Primeiro queria esclarecer a todos que acompanham o Portal do Acólito, que estou com alguns problemas com o meu provedor de internet. Somente a partir do dia 15 de junho estarei 100% nas atividades deste blog.


Mas isso não quer dizer que não estou acompanhando as atividades daqui, por exemplo, a nossa promoção, que triplicou o número de membros na Rede Social Coroinhas do Brasil.


Tenho algumas novidades:


Nos próximos dias alguns amigos/ amigas  meus que são coroinhas também e eu, estaremos gravando o primeiro Podcast deste blog em que falaremos de alguns assuntos relacionados ao nosso ministério. Estamos pensando em dois temas:
  • Coroinhas meninas;
  • Para quê ser Coroinha?
O que você acha? Quais destes dois temas devemos focar nesta gravação? 

Amanhã trarei alguns materiais para que você utilize nas reuniões do seu Grupo.

Aguarde!!!

4 de jun. de 2009

É verdade que Jesus existiu? - Parte 2

Talmud: edição moderna impressa

Depois de apresentar documentos romanos que comprovam a existência de jesus, trago até você, dois Documentos Judaicos, que falam de Jesus.


  1. O Talmud: é uma coletânea de leis e comentários históricos dos rabinos judeus posteriores a Jesus) apresentam passagens referentes a Jesus. Note que os Judeus combatiam a crença em Jesus, daí as palavras adversas a cristo. 
Tratado Sanhedrin 43a do Talmud da Babilônia:

"Na véspera da Páscoa suspenderam a uma haste Jesus de Nazaré. Durante quarenta dias um arauto, à frente dele, clamava: "merece ser lapidado, porque exerceu a magia, seduziu Israel e o levou à rebelião. Quem tiver algo para o justificar venha proferí-lo!" Nada porém encontrou que o justificasse; então suspenderam-no à haste na véspera da Páscoa."



     2.   Flávio Josefo, historiador Judeu (37-100), fariseu, escreveu palavras impressionantes sobre Jesus:


"Por essa época apareceu Jesus, homem sábio, se é que há lugar para o chamarmos homem. Porque Ele realizaou coisas maravilhosas, foi o mestre daqueles que recebem com júbilo a verdade, e arrastou muitos judeus e gregos. ele era o Cristo. Por denúncia dos príncipes da nossa nação, Pilatos condenou-o ao suplício da Cruz, mas os seus fiéis não renunciaram ao amor por Ele, porque ao tereiro dia ele lhes apareceu ressuscitado, como o anuinciaram os divinos profetas juntamente com mil outros podígios a seu respeito. inda hoje subsiste o grupo que, por sua causa, recebeu o nome de cristãos" (Antiguidades judaicas, XVIII, 63a)

Documentos Cristãos:


Noutro momento falarei dos documentos cristãos, que você já os conhece e talvez também leia todos os dias: Os Evangelhos, que narram com riqueza de detalhes históricos, geográficos, políticos e religiosos a terra da palestina no tempo de Jesus.



"Os evangelistas não poderiam ter inventado tudo isto com tanta precisão"
As provas são evidentes, Jesus Cristo existiu!!!





2 de jun. de 2009

É verdade que Jesus existiu?



Conta a história que certa vez um soldado de napoleão Bonaparte, empolgado com as connquistas do grande imperador da França, lhe disse:


- Imperador, pode fundar a nossa religião e a nossa igreja. Estamos prontos a seguir Sua majestade.


Ao que Napoleão respondeu:

- Filho, para alguém inaugurar uma religião e fundar uma igreja, precisa de duas coisas: primeiro, morrer numa cruz; segundo, ressuscitar ao terceiro dia. A primeira eu não quero e a segunda eu não posso; então, para com esta estória de fundar uma igreja e uma religião.



O fato é: Napoleão não era bom católico, tanto assim que foi o primeiro imperador que não aceitou ser coroado pelo Papa, quando este era o costume da época, e mais, mandou prender o Papa Pio VI, e depois, o Papa Pio VII, quando este não quis concordar com o divórcio de seu irmão jerônimo.


No entanto, Napoleão sabia que só Jesus tinha credenciais divinas para fundar uma religião. 

A Igreja católica é a única que foi fundada expressa e diretamente por Jesus cristo, Filho Unigênito de Dues, Deus verdadeiro. Isto é o que faz dela a única Igreja autêntica. As outras são invenções dos homens.


Mas muitos perguntam, será que jesus Cristo é mesmo Deus? Será que Jesus existiu mesmo? Será que fundou a Igreja mesmo? Vamos responder a cada uma dessas perguntas. Comecemos pela existência histórica de Jesus Cristo.


Além dos Evangelhos e Cartas dos Apóstolos, a mesma História que garante a existência dos faraós do Egtio, milhares de anos antes de Cristo, garante a existência de Jesus. Muitos documentos antigos, cuja autenticidade já foram confirmados pelos historiadores, falam de jesus. Vejamos alguns exemplos:


Documentos de escritores romanos (110-120):


1- Plínio o Jovem (Caius Plinius Cecilius Secundus, 61- 114), sobrinho de Plínio, o Velho, foi governador romano da Bitínia (Ásia Menor), escreveu ao imperador romano Trajano, em 112:


"...os cristãos estavam habituados a se unir em dia determinado, antes do nascer do sol, e cntar um cântico a Cristo, que eles tinham como Deus". (Epístolas, I.X 96)


2- Suetônio (Caius Suetonius Tranquillus, 69-126), historiador romano, no ano 120, referindo-se ao reinado do imperador romano Cláudio (41-54), afirma que este "expulsou de Roma os judeus, que, sob o impulso de Chrestós (forma grega equivalente a Christós, Cristo), se haviam tornado causa frequente de tumultos" (Vita Claudii, XXV).


Esta informação coincide com o relato dos Atos dos Apóstolos 18,2, onde se lê: "Cláudio decretou que todos os judeus saíssem de Roma"; esta expulsão ocorreu por volta do ano 49/50. Suetônio, mal informado, julgava que Cristo estivesse em Roma, provocando as desordens.


Como este post já está ficando deveras "grande demais", o que de fato se confirma, vou dividí-lo em duas ou até três partes. amanhã, trarei novos relatos comprobatórios da existência histórica de Jesus. Espero sua participação através dos comentários.

1 de jun. de 2009

Ganhe um livro de Formação

Leia o regulamento abaixo para concorrer ao sorteio do livro "Formação para Coroinhas", do Padre Luiz Miguel Duarte. Você não vai perder esta oportunidade, vai?




Regulamento
Para concorrer ao Livro acima você precisará seguir três passos simples:




1. Fazer parte da Rede Social Coroinhas do Brasil. Clique aqui, faça seu registro para fazer parte da nossa Rede Social. Se você já é membro pule esta parte;

2. Inscrever-se na promoção, clicando aqui.

3. Convidar uma pessoa para também fazer parte da Rede Social Coroinhas do Brasil (alguém que ainda não faça parte da Rede Social).


Você poderá convidar qualquer pessoa: amigo, parente, colega de escola, faculdade ou trabalho... enfim, quem você desejar.




Quando a pessoa que você convidar já estiver fazendo parte da Rede Social, você deverá orientá-la a INDICAR VOCÊ, como sendo a pessoa que a convidou para fazer parte da Rede. Somente a partir do momento em que a pessoa que você convidou fizer o registro na Rede e nos indicar você, é que você estará concorrendo ao prêmio.




Parece complicado, mas não é. Qualquer dúvida deixe-nos um comentário nesta postagem e a esclareceremos.


Confira abaixo os ATALHOS desta promoção :




* Fazer parte da Rede Social Coroinhas do Brasil, clique aqui;
* Inscrever-se na promoção, clicando aqui;
* Você é um convidado, indique quem o convidou, clicando aqui.


Se você foi convidado por alguém e quer participar da promoção? Você poderá participar seguindo os pré-requisitos deste regulamento.






Observações importantíssimas:


1. A indicação só é válida para membros que se registrarem na Rede Social a partir desta promoção; Ou seja, você deve convidar uma nova pessoa que ainda não faça parte da Rede Social Coroinhas do Brasil.


2. O ganhador ou a ganhadora do Livro, terá 30 dias para nos informar seus dados de endereço para a entrega do livro, contados a partir da data do sorteio. Passado os 30 dias o prêmio ficará acumulado e será entrega na promoção seguinte.

3. O Sorteio será realizado no site Random.org, no dia 30 de Junho de 2009.